PROJETO
Acreditação Erasmus+ (em consórcio) das Escolas Associadas ao Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra
|
A acreditação Erasmus+ é uma ferramenta para as organizações nos setores do ensino e formação profissional (EFP), do ensino escolar e da educação de adultos que se queiram abrir ao intercâmbio e à cooperação transfronteiriços. A acreditação Erasmus da Associação de Escolas do Litoral à Serra pretende contribuir para dar resposta às necessidades dos diversos agrupamentos de escola (AE) e escolas não agrupadas (ENA) associadas através da mobilidade de alunos e de pessoal docente e não docente para fins de formação, entre 2023 e 2027, para o desenvolvimento de competências nas áreas da inclusão, inovação e desenvolvimento europeu. O reforço da capacitação dos docentes e não docentes para responder à diversidade e assegurar equidade, no acesso de todos os alunos, a uma aprendizagem de qualidade, é essencial para termos escolas inclusivas e abertas à comunidade local e internacional e aos diferentes parceiros educativos. A plena inclusão de todos os alunos é uma preocupação comum nos 8 AE/ENA do consórcio e tem sido um dos objetivos do CFLS promover formação de capacitação do pessoal educativo para responder à heterogeneidade e desigualdade de oportunidades. Continua a ser identificada necessidade de reforçar competências para: (i) trabalhar cooperativamente em equipas multidisciplinares para (ii) gerir o currículo de forma flexível e interdisciplinar, (iii) criar situações de aprendizagem centradas no aluno, (iv) diversificando estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação com recurso a metodologias ativas, (v) que mobilizem os recursos digitais disponíveis e adequados (vi) e que promovam a participação ativa de todos os alunos, (vii) tendo em conta os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). É estratégico, neste contexto, o aprofundamento do sentimento de pertença à comunidade europeia e o enriquecimento das culturas de escola e práticas educativas individuais e organizacionais através de mobilidades de pessoal e de aprendentes, que possibilitem realizar aprendizagens em outros contextos europeus, que acrescentem valor à formação que aqui lhes é oferecida. O desenvolvimento das competências dos docentes e não-docentes e as aprendizagens dos jovens alunos através da experiência de mobilidades internacionais, terá um efeito positivo na qualidade do ensino, na melhoria das aprendizagens, resultando em mais sucesso e melhor educação para a cidadania europeia. Mais informação em https://sites.google.com/view/erasmus-cfaels |