441

Sucesso, currículo e equidade escolar: Liderança e o seu Papel nos Resultados Escolares turma LSA-70

Apresentação

A aprendizagem ativa é o processo no qual a aprendizagem dos alunos está no centro.O enfoque situa-se no modo como os alunos aprendem e não apenas no que eles aprendem.Encoraja-se o pensamento sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, mais do que uma passiva assimilação de informação por parte do docente. Com metodologias ativas de aprendizagem,os alunos desempenham uma parte importantíssima no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, sendo os atores principais. As ações estratégicas de ensino e a revisão curricular são estratégias imprescindíveis para conseguir uma aprendizagem significativa, sólida e permanente em todos e em cada um dos nossos alunos com impacto nos resultados escolares. Mas, alem disso,as literacias, projectos podem ser de natureza cientifica, tecnológica, artística, social e cultural, proporcionam aprendizagens relevantes e funcionais, não só nos alunos, mas tambem na equipa docente e nos agentes externos que protagonizam a experiência.

Destinatários

Professores da Educação Especial; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as vantagens de projetos associados a literacias no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Assim, os objectivos específicos são: - Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem; - Experienciar diversas metodologias ativas em equipas educativas; - Problematizar a agência e a intervenção dos alunos, como construtores do seu pr´prio conhecimento; -Reconhecer limitações nos currículos atuais, como a "rigidez curricular, a pouca articulação entre disciplinas, as limitações significativas nas possibilidades de escola dos alunos e, consequentemente, na diversificação de percursos, e o défice de competências transversais; - Desenhar ações estratégicas de ensino que contribuam para escolas mais inclusivas, flexiveis, inovadoras e diferenciadoras, que respondam aos desafios do mundo atual.

Conteúdos

1. Sucesso, equidade escolar e bases e fundamentos teóricos de trabalho por projetos(5h) 2. Equipas educativas:o trabalhopor projetos, algo mais do que um método (5h) 3.Orientação para prática de projetos (5h) 4. Partilha de pr´ticas consolidadas(5h) 5. Trabalho de projetos: avaliação, diversidade de estratégias (5h)

Avaliação

O Regime de avaliação deste curso rege-se por duas modalidades: a avaliação continu com um peso de 80% e a avaliação final com um peso de 20%.A avaliação continua contempla a discussão e a interação dos formandos nos fóruns, e o cumprimento das tarefas propostas. A avaliação final corresponde á planificação de um projeto onde apliquem os conhecimentos obtidos ao longo do curso. Avaliação continua: - os formandos resolvem as tarefas propostas. Avaliação final: - elaboração de um projeto onde se apliquem o conhecimento da formação

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 05-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 12-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 14-11-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
6 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 05-12-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online assíncrona
8 12-12-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
Início: 31-10-2025
Fim: 12-12-2025
Acreditação: A Aguardar Cedência
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None

INSCREVER-ME