
Cinema, Cidadania e Desenvolvimento turma LSO-03-2025
Apresentação
Fundada no âmbito da Porto 2001 Capital Europeia da Cultura a Associação Os Filhos de Lumière tem desenvolvido um vasto programa de educação para o Cinema, passando, em 2006, a fazer parte de um programa pedagógico internacional coordenado pela Cinemateca Francesa, em parceria com a Cinemateca portuguesa, que tem permitido desenvolver de forma apoiada uma metodologia inovadora no meio escolar que tem dado os seus frutos em 15 países da Europa e do Mundo. Cinema, Cidadania e Desenvolvimento é uma oficina de formação que surge no âmbito do programa europeu de educação para o cinema Shortcut (Histórias Curtas, Grandes Questões) com a participação da associação. Promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia), este projecto centra-se na abordagem ao filme de curta-metragem como objecto artístico e como forma de reflectir sobre as questões fundamentais da cidadania, da inclusão e dos direitos humanos. O programa implica uma escolha de filmes e a criação de ferramentas pedagógicas para abordar questões de cinema e cidadania e a elaboração de uma metodologia a desenvolver com docentes. A oficina de formação dirigida a professores insere-se nesta lógica com o intuito de transmitir e aplicar estratégias pedagógicas partilhadas entre quatro países parceiros (Polónia, República Checa, Irlanda do Norte e Portugal) junto dos docentes e comunidades escolares.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Familiarizar os docentes com a criação cinematográfica - com uma linguagem e um conteúdo próprios - como forma pedagógica para ajudar a ler, a imaginar, e a questionar o mundo. - Promover estratégias de criação de relações entre a arte e a criatividade. - Promover estratégias que favoreçam espírito de partilha e cooperação entre jovens, crianças e adultos em torno do visionamento e discussão sobre os filmes. - Explorar novas formas pedagógicas de pensar e abordar as questões de cinema e cidadania. - Propor atividades que facilitem o desenvolvimento do aluno na sua capacidade de pensar, exprimir e de se relacionar com o mundo, no seu contacto com a comunidade e com a sua identidade.
Conteúdos
Todas as sessões têm a duração de 3 horas. (Total da formação: 30h | 15h presenciais e 15h de trabalho autónomo) 06 de OUT (segunda) / 17h30 às 20h30 1ª Sessão: com professores e cineastas formadores Apresentação e exploração prática do programa, dos recursos pedagógicos e da metodologia que pretende levar cada professor (e aluno) a ver e a ouvir um filme através da sua matéria própria e da forma como um filme nos é contado do ponto de vista da criação cinematográfica. É esse olhar sobre os filmes que nos permite pensar e questionar em conjunto e de forma participativa sobre cada um e sobre as várias formas de olhar e pensar o mundo. Introdução ao programa pedagógico CinEd: Site e Plataforma, os filmes da colecção, as ferramentas pedagógicas: caderno pedagógico, ficha do aluno, espaço do jovem espectador, vídeo transversal sobre temas de cinema, etc. Diálogo no final da sessão sobre a organização das próximas sessões. Inscrição de todos os professores na Plataforma CinEd. 15 de OUT (terça) / 09h30 às 12h30 2ª Sessão: Sessão de Projecção com os cineastas, os professores e os alunos com os quais os professores vão fazer o seu trabalho autónomo Projecção de um filme da Colecção CinEd em sala de cinema. (Filme 1). Os cineastas coordenadores lançam algumas propostas antes da projecção do filme para envolver os alunos e despertar a curiosidade e a disponibilidade. No final da sessão são colocadas questões aos alunos sobre aquilo que mais os tocou ou interessou, vendo e revendo alguns momentos do filme e levando-os a perceber por si próprios o que o filme nos disse do ponto de vista cinematográfico. Diálogo com os alunos sobre as questões de cidadania que o filme levanta. A metodologia leva os professores a perceber como utilizar o caderno pedagógico e os outros materiais disponíveis na plataforma que podem ser o mote para os trabalhos autónomos a realizar. 03 de NOV (segunda) / 17h30 às 20h30 3ª sessão: professores e cineastas formadores Balanço intermédio sobre o trabalho realizado com todos os participantes (professores e mediadores culturais) até este momento e sobre os resultados do trabalho autónomo dos professores em sala de aula com os seus alunos. Retomar todas as ferramentas pedagógicas mostradas inicialmente e discutir sobre a sua efectiva utilidade e apropriação pelos professores. Proposta de balanço a fazer com os alunos sobre os trabalhos realizados. 04 de NOV (terça) / 09h30 às 12h30 4ª sessão: Sessão de projecção com os cineastas, professores e os alunos com os quais os professores integram no projecto e com quem vão fazer o seu trabalho autónomo. Projecção de um filme da Colecção CinEd em sala de cinema. (Filme 2). Os cineastas coordenadores lançam algumas propostas antes da projecção do filme para envolver os alunos e despertar a curiosidade e a disponibilidade. No final da sessão são colocadas questões aos alunos sobre aquilo que mais os tocou ou interessou, vendo e revendo alguns momentos do filme e levando-os a perceber por si próprios o que o filme nos disse do ponto de vista cinematográfico. Diálogo com os alunos sobre as questões de cidadania que o filme levanta. A metodologia leva os professores a perceber como utilizar o caderno pedagógico e os outros materiais disponíveis na plataforma que podem ser o mote para os trabalhos autónomos a realizar. 08 de DEZ (segunda) / 17h30 às 20h30 5ª sessão: professores, mediadores culturais, cineastas formadores Os professores dão conta do trabalho realizado pelos alunos no âmbito doses trabalho autónomo e mostram o que resultou desse trabalho. Diálogo sobre o trabalho e a experiência de cada um durante o processo. São lançadas pistas para a elaboração de uma reflexão individual sobre a experiência do trabalho realizado durante esta formação. Esta formação implica um trabalho autónomo em contexto de sala de aula que pressupõe a aplicação das pistas pedagógicas trabalhadas nas sessões presenciais e nas propostas dos cadernos pedagógicos.
Avaliação
Os formandos são avaliados tendo em conta a sua participação nas sessões presenciais, o trabalho desenvolvido nas sessões autónomas, registado nas folhas de sumários e apresentado na última sessão, e o relatório final de que consta a aplicabilidade dos conteúdos abordados nesta oficina à sua atividade letiva, à prática utilizada e procedimento. Os formandos serão avaliados conforme legislação em vigor com base numa Escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores Insuficiente; de 5 a 6,4 valores Regular; de 6,5 a 7,9 valores Bom; de 8 a 8,9 valores Muito Bom; de 9 a 10 valores Excelente.
Bibliografia
Filmografia a partir da colecção do programa Shortcut: - Rafa de João Salaviza (2012, Portugal, 25 min)- La Peur, Petit Chasseur de Laurent Achard (2004, França, 9 min)- História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa (2005, Portugal, 7 min)- Mindenki (Canta) de Kristóf Déak (Hungria, 2016, 25 min)- Os Olhos do Farol de Pedro Serrazina (Portugal, 2010, 15 min)
Formador
Teresa Garcia
Luís Mário Sanches Ferreira Alves de Matos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 13:30 - 15:00 | 1:30 | Presencial |
4 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 13:30 - 15:00 | 1:30 | Presencial |
7 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |