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Intervenção e prática dos mediadores linguísticos e culturais nos AE/ENA turma 2025-ACD-13

Apresentação

Enquadramento em função do plano de atividades: O aumento de 160% no número de alunos estrangeiros no sistema educativo português evidencia transformações demográficas substanciais com forte impacto na vida das escolas, em geral, e nas práticas pedagógicas, em particular. Enquadramento em função dos destinatários: O Plano Aprender Mais Agora (cf. Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2024) veio possibilitar, às escolas, a contratação de mediadores linguísticos e culturais para auxiliar no acolhimento e inclusão dos alunos migrantes. A capacitação destes profissionais, bem como o diálogo e a partilha de boas-práticas afigura-se muito relevante.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Pretende-se, com esta ação, discutir possíveis intervenções a desenvolver pelos mediadores linguísticos e culturais

Conteúdos

Dar-se-á particular atenção ao eixo da mediação linguística, evidenciando de que forma as diferentes línguas – o português, as línguas maternas dos alunos migrantes, as línguas estrangeiras, uma ou mais línguas francas – podem ser mobilizadas em contexto escolar, em prol da inclusão. Discutir-se-á também o papel central do mediador na promoção do multilinguismo e de espaços educativos acolhedores e seguros.

Observações

Bibliografia fundamental: aavv. (2022). MEDIATION: What it is, how to teach it and how to assess it. Cambridge University Press. Erdilmen, M. (2021). Frameworks and good practices of intercultural mediation for migrant integration in Europe. IOM UM Migration. Ministério da Educação, Ciência e Inovação (2025). Mediadores Linguísticos e Culturais. Nota Informativa.

Formador

Fausto Felix Geert Caels

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-06-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 18-06-2025
Fim: 18-06-2025
Acreditação: 2025-ACD-13
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Loulé

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