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Oficina de Experimentação Artística turma 2025-ACD-7

Apresentação

O Plano Nacional da Artes (PNA), estrutura criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, das culturas e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) enfatiza que o espaço seja, todo ele, território educativo e que a programação em colaboração seja uma constante. Ao articular a educação e a cultura, criamos um espaço de valorização da contemplação, do lúdico, da descoberta. Para além disso, as artes e os processos criativos permitem gerar dinâmicas transdisciplinares, cruzando e integrando conhecimentos de várias disciplinas, facilitando a mobilização do saber em ação, capacitando para uma cidadania cultural inclusiva onde a ludicidade e a experimentação/exploração são motores de aprendizagem e caminhos para o bem-estar. O espaço ZEFA, tendo sido casa e atelier de Bota Filipe é, por si só, um Centro de Arte Contemporânea, onde obras de arte e Natureza se fundem. É um espaço aberto à experimentação e curiosidade, essenciais à criação do espírito de pura espontaneidade e liberdade, fundamentais características do/a professor/a do Séc. XXI, após as várias conquistas de diferentes pesquisadores e inovadores nos processos pedagógicos e educativos para criar crianças e pessoas livres e autónomas, criativas e felizes. Sejam antes de mais, os/as professores/as, livres também, para que melhor promovam a sabedoria do corpo em liberdade criativa. Esta curta capacitação, promove o encontro entre práticas educativas e artísticas, (através da mediação da obra de arte,) assente em propostas que mobilizam diferentes linguagens, em que o corpo é o motor, permitindo novos olhares, criação de memória afetiva e possibilidades para as práticas pedagógicas, num sentido de Educação pela Arte. Para além de estimular a criatividade, a dança tem um papel importante no fortalecimento da consciencialização corporal e no desenvolvimento das capacidades psicomotoras e psicoafectivas. Estimula o bom relacionamento do indivíduo consigo mesmo, contribuindo para que as suas vivências sejam harmoniosas individualmente e em grupo, favorecendo a socialização pelo contacto próximo com o “outro” numa perspetiva lúdica, que vai para além do conhecimento técnico do movimento.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

objetivos gerais - A relação do corpo com a arquitetura do espaço - A relação corpo /tempo/espaço - A relação com o outro - Valorização da autoestima e autoconfiança - Desenvolver a capacidade de criação movimento Objetivos específicos - Consciencialização do corpo - Postura e alinhamento do corpo - Capacidades e limites do corpo - Desenvolvimento da Inteligência do corpo - A perceção - despertar dos cinco sentidos naturais - Fortalecer a relação do centro do corpo com a periferia - Desenvolver a capacidade de criação coreográfica individual e em grupo, através de exercícios de Composição em articulação e adaptação e/com o elemento espaço.

Conteúdos

A capacitação tem início com exercícios de consciencialização corporal, baseando-se em conceitos básicos da técnica Alexander e release, como forma de disponibilização do corpo, tendo como base um conhecimento elementar a nível anatómico e orgânico. Estas técnicas de alinhamento e consciencialização corporal libertam o corpo de tensões, preparando-o para a receção da aquisição, construção, experimentação e partilha de movimento. Fortalecem-se as noções de corpo/peso/tempo/espaço, Kinesphera, usando o movimento contemporâneo como veículo de comunicação. Os cruzamentos artísticos estarão presentes, inclusive a articulação cultural com trava-línguas do Algarve e percussão corporal.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-02-2025 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
2 26-02-2025 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 12-02-2025
Fim: 26-02-2025
Acreditação: ACD- 2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Centro de Arte Contemporânea de Almancil (ZEFA)

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