391

Disciplina Positiva em Contexto Escolar turma 2025-ACD-03

Apresentação

Neste percurso formativo, procurar-se-á estimular a tomada de consciência do papel/ impacto dos docentes enquanto adultos e educadores, refletindo sobre a importância de desenvolver formas de atuação práticas e mais conscientes, baseadas nas premissas da Educação Positiva e da Disciplina Positiva, capazes de dar resposta aos principais desafios do dia-a-dia numa instituição educativa e apoiar as crianças, no sentido do desenvolvimento de todo o seu potencial, nomeadamente ao nível da responsabilidade, da cooperação, da autonomia e da autoestima.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Contribuir para a promoção da saúde e da cidadania na escola, mediante a implementação de intervenções estruturadas no âmbito das premissas da Educação Positiva; Desenvolver conhecimentos ao nível das principais características/ necessidades do desenvolvimento infantil; Promover a reflexão sobre diferentes desafios e problemáticas educativas; Distinguir os modelos tradicionais de educação, reconhecendo o seu impacto no comportamento das crianças e dos jovens; Conhecer os princípios propostos pela Disciplina Positiva; Compreender as motivações por detrás do comportamento da criança e aplicar as “ferramentas” mais adequadas à sua resolução, encorajando a uma mudança positiva.

Conteúdos

Educação Positiva e Disciplina Positiva: conceitos e práticas; Desenvolvimento infantil e juvenil; Modelos tradicionais de educação. A Disciplina Positiva como modelo alternativo; Dinâmica de sala de aula e clima relacional e emocional; Forças e oportunidades educativas: encontrar caminhos com sentido.

Formador

Rita Diogo de Almeida Guapo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-01-2025 (Quarta-feira) 15:45 - 18:45 3:00 Presencial
Início: 15-01-2025
Fim: 15-01-2025
Acreditação: 2025-ACD-03
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária José Belchior Viegas

INSCREVER-ME