Educação Inclusiva e a dislexia turma 2025-ACD-02
Apresentação
Educação Inclusiva e a dislexia: conceitos, princípios-chave e definições operacionais
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Enquadramento legal da Educação Inclusiva; Necessidades Educativas e Educação Inclusiva (conceitos e pressupostos); Medidas de suporte à aprendizagem e inclusão na dislexia.
Conteúdos
Promover o desenvolvimento de práticas educativas promotoras da inclusão de todos os alunos; Promover a reflexão e o debate sobre a aplicação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; Incentivar a troca de experiências e o trabalho colaborativo entre os docentes.
Formador
Ana Lucinda Calado Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Presencial |