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"STOP MOTION | Processos de animação digital de imagens, objetos e elementos" turma LSA-46

Apresentação

Atualmente os professores dispõem de recursos tecnológicos que há duas décadas eram escassos ou incipientes e que possibilitam abordar o conteúdo da imagem animada para além dos brinquedos óticos, quer em contexto curricular quer extracurricular. Na última década, assistimos a um crescimento exponencial do uso de dispositivos móveis, em particular smartphones, para fins funcionais, mas também académicos, informativos, sociais e de entretenimento (Godwin-Jones, 2017). Os jogos para dispositivos móveis tornam-se cada vez mais populares como forma de entretenimento (Su & Cheng, 2015). As tecnologias móveis oferecem a oportunidade de incorporar a aprendizagem num ambiente natural e também fornecer efeitos motivacionais (Schwabe & Göth, 2005). Quando comparada com a panóplia de tecnologia à nossa disposição, a natureza personalizada dos smartphones fornece uma excelente plataforma para o desenvolvimento de experiências educacionais personalizadas, centradas no aluno, marcadas pela flexibilidade, personalização, colaboração, participação ativa e cocriação (Looi et al., 2009). Os dispositivos acabam por se tornar uma extensão do trabalho pedagógico que podem auxiliar no desenvolvimento das atividades diárias.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 530 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530 e 600.

Objetivos

Criar projetos de intervenção educativa, utilizando animações e a sua componente lúdica; - Conhecer noções básicas da linguagem de animação; - Entender e executar os princípios de animação; - Desenvolver exercícios de animação tendo como base a técnica de Stop Motion. - Criar uma curta-metragem, seguindo as diferentes fases do projeto.

Conteúdos

Breve história da animação de imagens (cinematográfica). - Noções básicas da linguagem de animação. - Brinquedos óticos: construção de um Taumatrópio e de um Flipbook… 3Hrs síncronas / 2Hrs assíncronas - Princípios básicos do Stop Motion - Aplicativos para realizar animações com a técnica de Stop Motion - Como usar o aplicativo Studio Stop Motion no smartphone - Imagem digital; manipulação e edição de imagem - Exercícios de animação com diferentes materiais (desenho, recorte, figuras animadas e modelação em plasticina ………………………………………………….…………….. 3Hrs síncronas / 3Hrs assíncronas - Criação de um projeto de animação (curta-metragem) ………………………. 3Hrs síncronas / 7Hrs assíncronas - Definição do tema - Desenvolvimento do storyboard - Criação de personagens e cenário - Captura de imagens - Edição de imagens na App “Stop Motion Studio” - Apresentação das curtas-metragens realizadas …………………………………. 4Hrs síncronas - Exploração prática em contexto educativo: experiências de aprendizagem - Reflexão/ação sobre a utilização pertinente de recursos das TIC em educação.

Metodologias

Este curso desenvolve-se em sessões teórico-práticas, cujas áreas de exploração deverão estruturar, completar e complementar os conhecimentos pessoais nesta área do conhecimento específico, das técnicas de animação, quer ao nível das Orientações Curriculares, quer na abertura a novas hipóteses didáticas, procurando fazer a ponte com as Aprendizagens Essenciais. Cada conteúdo terá uma abordagem teórica inicial, e posteriormente a discussão de ideias e concretização prática. Haverá espaço para uma contextualização em função de ambientes de aprendizagem, de aplicação de conceitos da temática da animação em Stop Motion através da apresentação de exemplos. Os formandos farão trabalho de pesquisa, recolha e seleção de dados. Após introdução à história do filme de animação, irão realizar, numa primeira fase, dois brinquedos óticos. Nas sessões seguintes, cada formando terá diferentes desafios, de forma a experienciar diferentes animações. Como projeto final, criam uma curta-metragem (definição do tema, desenvolvimento do storyboard, criação de personagens e cenário, fotografias e edição das imagens na App “Stop Motion Studio”).

Avaliação

Avaliação contínua tendo por base: 1. Qualidade no acompanhamento e interesse pela ação (20%) 2. Qualidade da participação nas propostas de trabalho e respetiva fundamentação (20%) 3. Qualidade de realização do Portefólio Documental ou Trabalho Final (40%) 4. Qualidade do Relatório (20%) Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia

BRINK, Emily e Beelmont, Laura. Animation Lab For Kids. Quarry Books, 2016. - FREITAS, Neliane Alves et al- Prática pedagógica com celular e Stop-motion em interdisciplinaridade com Artes. In: Anuais do XXII Workshop de Informática na Escola, 2016.- PRIEBE, Ken- The Art of Stop-Motion Animation; - PURVES, Barry- Stop-motion Animation, Frame by Frame Film-making with Puppets and Models. Fairchild Books, 2014.- PURVES, Barry- Stop-motion. Pyramyd, 2011.- SILVA, Ires Teresinha da. Formação de professores: práticas pedagógicas com stopmotion. 2016. 93 f.- Monografia (Especialização) -Curso de Educação na Cultura Digital, Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168840>. Acesso em 6 de janeiro de 2021. -SILVA, Ires Teresinha da e ROCHADEL, Willian- Práticas pedagógicas com Stop Motion na formação de professores. II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

Formador

Carla Sofia de Jesus Russo Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 05-02-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 29-01-2025
Fim: 12-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126365/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundaria de Loulé

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