Oficina de Marionetas turma 2024-ACD-15
Apresentação
As Artes Visuais assumem-se como uma área do conhecimento fundamental para o desenvolvimento global e integrado dos alunos, em consonância com as diferentes Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), mais especificamente dos processos de olhar e ver, de forma critica e fundamentada, dos diferentes contextos visuais. Assume como principal finalidade o alargamento e enriquecimento das experiências visual e plástica dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, despertando, ao longo do processo de aprendizagem, o gosto pela apreciação e fruição das diferentes circunstâncias culturais.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores da Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores da Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se transmitir a linguagem de teatro de marionetas e formas animadas, através da sua criação com materiais recicláveis, e exploração de diferentes expressões. Com esta partilha de conhecimentos, estimularemos a sensibilidade artística, o interesse e a curiosidade dos participantes relativamente a estas áreas do saber.
Conteúdos
Na primeira parte da oficina cada participante irá criar uma Marioneta/Forma Animada a partir da reutilização de materiais recicláveis (ex.: rolhas de cortiça, tampinhas de plástico, pacotes de iogurte e de leite, roupa que já não utilizamos, etc). Na segunda parte da oficina é proposto aos participantes que dêem vida à marioneta que criaram, através de exercícios de interpretação em grupos, em que terão de descobrir a voz e a maneira de andar da marioneta, inventar uma pequena história com as diferentes marionetas/personagens e dramatizá-la. Posteriormente, estes pequenos espetáculos serão apresentados aos colegas.