Exploração de tecnologias emergentes: formação de professores em WebxXR, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Inteligência Artificial turma LSA 35.1
Apresentação
É necessário capaticar os professors para um future onde estas tecnologias serão parte integrante da sala de aula. Vários estudos mostram que a sua utilização pode aumentar o envolvimento dos alunos, motivando-os aprender e centrar a aprendizagem no aluno. A IA pode personalizar a experiência de aprendizagem, adaptando o conteúdo às necessidades individuais de cada aluno. Ao se familializarem com estas tecnologias, os professores também desenvolvem competências do século XXI, essenciais para preparar os alunos uma aprendizagem ao longo da vida. Igualmente importante é o papel destas tecnologias na redução das disparidades educativas oferecendo oportunidades iguais para todos os alunos. Por fim, a formação nesses temas alinha o sistema educativo com as tendências globais, garantindo sua relevância na era digital.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
- Ensinar conhecimentos teórico/práticos sobre estas tecnologias (WebxXR, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Inteligência Artificial), permitindo que as utilizem essas tecnologias de forma eficaz e eficiente nas suas práticas pedagógicas; - Capacitar os professores para que integrem as tecnologias emergentes na prática lectiva; - Desenvolver as competências digitais dos professors para que possam prepara os alunos para um mundo digital em constante evolução - Estimular a adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem; - Criar um ambiente de aprendizagem colaborativo onde os professores possam partilhar experiências, ideias e recursos relacionados ao uso de tecnologias emergentes na educação; - Fornecer aos professores ferramentas e recursos que lhes permitam reduzir as disparidades educativas, oferecendo oportunidades de aprendizagem a alunos, independentemente de sua localização ou contexto socioeconómico.
Conteúdos
- Princípios teóricos que permitam perceber como as tecnologias emergentes podem influenciar o processo de ensino e aprendizagem; - Demonstração de ferramentas e plataformas específicas relacionadas com tecnologias emergentes; - Exploração de estratégias e exemplos de como essas tecnologias podem ser integradas de forma eficaz em diferentes disciplinas; - Orientação sobre como projetar e desenvolver experiências de aprendizagem utilizando tecnologias emergentes; - Colaboração e Compartilhamento de Recursos; - Estímulo à colaboração entre os professores para partilha de recursos, ideias e práticas relacionadas ao uso de tecnologias emergentes na sala de aula; - Discussão sobre as experiências desenvolvidas; - Discussão sobre os desafios e oportunidades associados à integração de tecnologias emergentes na educação; - Considerações éticas e questões de segurança relacionadas ao uso de tecnologias.
Avaliação
Avaliação dos trabalhos ou projetos realizados pelos participantes durante a formação.
Bibliografia
Cruz, S., & Torres, A. (2022). Virtual and Immersive Learning Environments Using ArtSteps: Exploratory Study with Teachers. International Association for Development of the Information SocietyCleto, B. (2021). Learning Systems and Gamification: Blending Augmented and Virtual Reality With Gamification Strategies. In Handbook of Research on Solving Modern Healthcare Challenges With Gamification (pp. 54-67). IGI Global.Cleto, B., Ferreira, M., & Carvalho, R. (2021). Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal. Journal of Digital Media & Interaction, 4(10), 97-112.Cleto, B., Ferreira, M., & Carvalho, R. (2023). PERCEÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AMBIENTES WEB IMERSIVOS NA FORMAÇÃO. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 4(2), 88-105.
Formador
Bárbara Cristina dos Santos Gaspar Cleto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-05-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 24-05-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |