Meditação para Crianças e Jovens – O Poder da Transformação turma 2024-ACD-14

Apresentação

Insere-se no âmbito do Programa Sonhar às Cores – Meditação para Crianças e Jovens, o qual tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 10 anos. Esta proposta vem de encontro à solicitação por parte das educadoras, face à dinamização de sessões junto do Pré-Escolar, dos Agrupamentos de Escolas Dra. Laura Ayres, D, Dinis e Padre João Coelho Cabanita, realizada em parceria com o Município de Loulé. Aquando trabalho de voluntariado, as professoras do 1º ciclo, da Escola Básica da Fonte Santa, também manifestaram interesse, em complementar a sua formação nesta área. Hoje em dia, torna-se essencial a meditação para as crianças e para os jovens. A vida agitada dos tempos modernos tem influência no seu desenvolvimento, o stress, a ansiedade, a falta de concentração, distúrbios do sono e a agressividade são só alguns dos problemas que cada vez mais os atinge. Todos estes efeitos são consequências daquilo a que as crianças e os jovens são expostos diariamente: o tempo contado ao segundo, jogos violentos, uso indiscriminado da televisão, trabalhos escolares inexplicáveis, atividades extracurriculares em excesso, falta de tempo de qualidade com os pais para que se possam conhecer verdadeiramente e criar uma verdadeira e completa envolvência emocional. Meditar é isto mesmo: parar o “barulho” da nossa mente e encontrar o nosso “centro” para que possamos direcionar as nossas energias. Cada vez mais a prática da meditação é considerada um enorme apoio para o desenvolvimento pessoal como também para a saúde e o bem-estar. Para frequentar esta formação não é necessária experiência na área da meditação. O único pré-requisito é ter frequentado a ACD Meditação para Crianças e Jovens – À Descoberta do Ser Interior.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Permitir aos professores e educadores a possibilidade de contactar com uma prática transformadora de desenvolvimento pessoal • Consciencializar professores e educadores para a importância da meditação • Incentivar a prática da meditação no dia-a-dia dos professores e educadores, como filosofia de vida • Incentivar a prática da meditação na atividade letiva e pedagógica • Fortalecer a ligação com o Ser Interior, a sua verdadeira Essência, na criança e no jovem • Fortalecer a ligação com o Ser Interior, a sua verdadeira Essência, nos professores e educadores • Saber organizar uma sessão de meditação para crianças e jovens • Proporcionar ferramentas para que a criança e o jovem sejam capazes de ultrapassar situações de desequilíbrio emocional • Ensinar a criança e o jovem a conhecer o seu poder pessoal e criativo, em termos de gestão do stress e das emoções, autoconfiança, concentração, imaginação • Consciencializar professores e educadores para a relevância das Crianças da Nova Era • Contribuir para professores e educadores felizes e serenos • Contribuir para crianças e jovens (futuros adultos) felizes e serenos • Contribuir para um Caminho de Autoconhecimento, baseado na Expansão da Consciência

Conteúdos

- Aspetos Importantes a Trabalhar com Crianças e Jovens e Respetivas Estratégias: 1) Livre Arbítrio 2) Gratidão - Conceito, - Exercícios e Atividades Sugeridas 3) Autocontrolo - Conceito, - Exercícios e Atividades Sugeridas 4) Autoestima - Conceito, - Exercícios e Atividades Sugeridas 5) Autoconfiança - Conceito, - Exercícios e Atividades Sugeridas 6) Concentração - Conceito, - Exercícios e Atividades Sugeridas 7) Afirmações Positivas 1) Conceito, 2) Benefícios, 3) Prática - As Crianças da Nova Era: Tipos 1) Crianças Índigo * Características e Estratégias 2) Crianças Cristal * Características e Estratégias Exercícios e Atividades 1. Flor da Gratidão 2. Estrela de Elogios 3. A Minha Meditação

Formador

Rute Isabel da Conceição Rodrigues

Início: 17-02-2025
Fim: 24-02-2025
Acreditação: 2024-ACD-14
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Sala de formação do CFAE do Litoral à Serra