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Liderança transformacional: o papel das lideranças numa Escola em Mudança/ Metodologias promotoras de Aprendizagens Ativas, Flexibilidade Curricular, Trabalho Colaborativo e Avaliação turma ACD-EDP/JBV-202

Apresentação

O manancial legislativo atualmente em vigor, no quadro da autonomia e flexibilidade curricular, remete para a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, uma escola que valoriza aprendizagens significativas e contextualizadas, mediante o desenvolvimento de competências multidisciplinares e o reforço das capacidades dos alunos. Neste contexto, o papel das lideranças é fundamental, considerando a sua dupla função pedagógica e transformacional. A liderança transformacional, a par da gestão de recursos e do trabalho colaborativo, estimula a inovação, promove uma visão partilhada e holística e impulsiona o crescimento individual e organizacional, bem como o aperfeiçoamento da qualidade da ação educativa. O planeamento pedagógico ancorado nas metodologias promotoras de aprendizagens ativas impõe mudanças significativas, quer no modo de perspetivar o papel e as funções da escola e dos professores, quer na forma de desenvolver práticas pedagógicas eficazes que garantam a aprendizagem de cada um dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre o modelo de liderança transformacional; - Promover o debate reflexivo sobre os desafios pedagógicos, organizacionais, epistemológicos, éticos e sociais que o DL n.º 55/2018 acarreta para as escolas, os professores e a comunidade educativa; - Promover a inovação nas práticas pedagógicas alicerçadas em diferentes metodologias e estratégias de flexibilização e integração curricular; - Capacitar os docentes para aprimorarem a qualidade da ação educativa, diversificando as formas de apresentação e de exploração dos conteúdos curriculares; - Refletir sobre práticas pedagógicas inovadoras, assentes em estratégias de flexibilização e integração curricular; - Consciencializar os docentes para a importância de gerir adequadamente o currículo, em função das necessidades dos alunos.

Conteúdos

- Liderança transformacional e processos de mudança; - Ferramentas essenciais na liderança transformacional: desenvolvimento pessoal, empatia e resiliência; - Inovação e estratégias de organização curricular: trabalho de natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; - Inovação e estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno: racionalidade do projeto; aprendizagem baseada em problemas; sala de aula invertida; trabalhos de pesquisa e experimental; debates e outras metodologias promotoras de aprendizagens ativas e participativas; - Flexibilidade curricular enquanto princípio orientador da gestão do currículo (que deverá ser aberto, flexível e acessível); - Avaliação dos produtos de aprendizagem dos alunos.

Observações

As sessões para os docentes do AE Eng. Duarte Pacheco serão das 11:00 às 12:30 e das 15:00 às 16:30 no Centro Paroquial de Loulé; A sessões para os docentes do AE José Belchior Viegas serão das 10:00 às 11:30 e das 15:00 às 16:30 no Cineteatro de S. Brás de Alportel.

Formador

Fernando Paulo Mateus Elias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2024 (Segunda-feira) 10:00 - 11:30 1:30 Presencial
2 09-09-2024 (Segunda-feira) 15:00 - 16:30 1:30 Presencial
Início: 09-09-2024
Fim: 09-09-2024
Acreditação: ACD-EDP/JBV-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Centro Paroquial de Loulé/ Cineteatro de São Brás de Alporte