374

Aprendizagens Essenciais em Educação Física - As Danças Sociais e as Danças Tradicionais - Nível Introdução turma LSA-37.1

Apresentação

- Necessidade de atualizar conhecimentos e desenvolver competências, ao nível destas matérias específicas dentro da subárea da Atividades Rítmicas Expressivas - As Danças Sociais e as Danças Tradicionais, que permitam ao professor continuar a responder aos desafios preconizados nas Aprendizagens Essenciais em Educação Física - Nível Introdução e Elementar;

Destinatários

Professores de Educação Física (grupos 260 e 620)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (grupos 260 e 620). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (grupos 260 e 620).

Objetivos

- Preparar os professores para continuar a responder às exigências das Aprendizagens Essenciais em Educação Física; - Proporcionar conhecimentos teóricos, vivências de elementos técnicos (passos) das Danças Sociais e das Danças Tradicionais, bem como as progressões pedagógicas para os alcançar, tendo como finalidade a sensibilização dos alunos, nas aulas de Educação Física, para as Atividades Rítmicas Expressivas; - Discutir estratégias de implementação, planeamento e avaliação das Danças Sociais e das Danças Tradicionais em diferentes contextos escolares e perante realidades escolares, etárias e socioeconómicas distintas;

Conteúdos

* As Danças Sociais em contexto escolar: Danças Modernas, Standart ou Clássicas e as Danças Latino-Americanas (história, passos básicos, posições, pegas, alinhamentos, postura, ritmo); - Danças Modernas: Valsa Lenta, Foxtrot Social; - Danças Latino-Americanas: Cha-Cha-Cha, Rumba Quadrada; - Danças de Novidade: Merengue; * Danças Tradicionais Portuguesas – Nível Introdução: - Regadinho, Sariquité e Erva Cidreira;

Metodologias

Presencial - 1H: Apresentações, Estrutura e Conteúdos da Oficina de Formação - 3H: Valsa Lenta / Foxtrot Social - 3H: Merengue - 3H: Rumba Quadrada - 3H: Danças Tradicionais - Regadinho - 3H: Danças Tradicionais – Erva Cidreira - 3H: Danças Tradicionais - Sariquité - 3H: Revisão / Treino / Prática dos conteúdos abordados - 3H: Apresentações / Avaliações / Balanço da Oficina de Formação Trabalho Autónomo - 2H: Quizz teórico sobre Danças Tradicionais - 2H: Quizz teórico sobre Danças Sociais - 4H: Vídeo das Danças Tradicionais (planeamento / execução / reflexão) - 4H: Vídeo das Danças Sociais Latinas (planeamento / execução / reflexão) - 4H: Vídeo das Danças Sociais Modernas (planeamento / execução / reflexão) - 3H: Coreografia de Danças Tradicionais (criar / praticar / gravar / avaliar) - 3H: Coreografia de Danças Sociais (praticar / gravar / avaliar) - 3H: Relatório Final (texto / fotos / vídeos / fichas de trabalho)

Avaliação

- Avaliação quantitativa dos formandos, na escala de 1 a 10 valores, segundo decisões da Comissão Pedagógica e seguindo as orientações da carta circular – 3/2007, de Setembro de 2007, do CCPFC e DGRHE.

Modelo

- Ficha de avaliação (do Centro) pelos formandos - Trabalhos Teóricos e Práticos Diversos (Escrita Coreográfica, Planeamento de uma Unidade Didáctica, Execução Técnica e Coreográfica) - Relatório do formador

Bibliografia

- Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no perfil dos alunos – Educação Física – Anexo III - Fernandes, M. (1991). A estrutura rítmica na dança popular portuguesa – ensaio de descrição e hierarquização segundo critérios de acentuação e duração. Tese de Mestrado, U.T.L. – F.M.H. - Fernandes, M. (1991). Sistematização da Dança Tradicional Portuguesa – classificação das variáveis coreográficas. Tese de Doutoramento, U.T.L. –F.M.H. - Moura, M. (1992). A estrutura Rítmica na Dança Popular Portuguesa. Atas da Conferência Internacional Dança: Cursos e Discursos, Ed. FMH, pp51-53. - As Danças de Salão – Método de Aprendizagem; Walter Laird; 1994; - Danças de Salão na Escola – Proposta para a sua Abordagem; Sérgio Pereira e São Rosado; 1994; - Danças de Salão na Escola; Margarida Moura; 1999;

Formador

Luís João de Oliveira Pica

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 12-10-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 12-10-2024 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 26-10-2024 (Sábado) 10:00 - 15:00 5:00 Presencial
5 09-11-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
6 09-11-2024 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
7 23-11-2024 (Sábado) 10:00 - 15:00 5:00 Presencial
Início: 11-10-2024
Fim: 23-11-2024
Acreditação: A aguardar
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Secundária de Loulé e Ginásio do Palácio Gama Lobo, Loulé