II Encontro Pré-Escolar, 1º Ciclo - Partilha de Práticas Pedagógicas turma ACD-274
Apresentação
No âmbito do desenvolvimento das Políticas Educativas do Município de Loulé, com o propósito de melhorar a eficácia do Sistema Educativo Local, o Departamento de Educação e Juventude, a Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa, pretende promover o II Encontro Pré-Escolar – 1º Ciclo. Neste encontro será criado um momento de reflexão e partilha de práticas pedagógicas inovadoras, do trabalho em rede e a articulação pedagógica entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo, no qual se irá apresentar a Oferta Educativa do Município de Loulé. No segundo momento, no período da tarde, os/as participantes irão participar nas visitas de estudo programadas nos espaços e paisagens do concelho onde se desenvolvem projetos educativos nas diferentes áreas do conhecimento, no âmbito da oferta educativa do Município de Loulé. As visitas de estudo têm por objetivo promover o sentido de pertença, de identidade, de conhecimento da cidade e do território assim como numa perspetiva de aprendizagem não formal, sustentada pelo lema das cidades educadoras “Cidade Educadora como laboratório de aprendizagem, cidadania e transformação social”, envolvendo professores/as, crianças, jovens em práticas de exploração e conhecimento do concelho de Loulé.
Destinatários
Educadores de Infância e professores do 1º Ciclo
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e professores do 1º Ciclo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e professores do 1º Ciclo.
Objetivos
- Estimular a partilha de conhecimento e cooperação, no sentido de impulsionar práticas educativas inovadoras a partir da experiência dos diferentes intervenientes; - Fomentar a criação de ambientes educacionais que respondam às necessidades das crianças, que promovam o seu bem-estar emocional, autonomia e envolvimento na aprendizagem; - Promover abordagens pedagógicas participativas e inclusivas; - Oferecer uma pluralidade e diversidade de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças, sem exceção, - Combater as desigualdades sociais e culturais e de proporcionar uma educação mais justa e mais equitativa.
Conteúdos
A Criatividade na Educação - benefícios e estratégias, o papel do Brincar nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento integral da criança, o direito da criança ao descanso, lazer, brincar, atividades recreativas, vida cultural e artística inscrito no Artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança, crianças como agentes e participantes ativos na sua própria aprendizagem, educação não-formal e aprendizagem, partilha de práticas pedagógicas e reflexão sobre metodologias inovadoras, a importância de se criar ambientes de aprendizagem inovadores, participativos abertos e integradores.
Formador
Rita Isabel Dias Rovisco
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 10-09-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |