Construção e aplicação de instrumentos de avaliação pedagógica turma LSA-68.2

Apresentação

A avaliação pedagógica tem assumido uma centralidade inegável nas políticas educativas e curriculares, com efeitos concretos nas práticas de ensino e aprendizagem, designadamente na promoção do “sucesso escolar”. Assim, torna-se necessários que os professores consolidem aprofundem competências e conhecimentos no que diz respeito ao processo de avaliação das aprendizagens, nomeadamente, através da construção e aplicação de instrumentos de avaliação pedagógica (feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, pretende-se capacitar e apoiar os docentes para a construção dos recursos necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica; - Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática.

Conteúdos

Enquadramento curricular: documentos de referência; Fundamentos da Avaliação; Avaliação formativa e avaliação sumativa; Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores/alunos Processos de recolha de informação; Apresentação, discussão e avaliação dos materiais desenvolvidos.

Metodologias

As sessões de formação serão de caráter teórico-prático e haverá um suporte à formação na plataforma online.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se em duas dimensões. A primeira relaciona-se com o percurso e o trabalho dos formandos ao longo do curso de formação, sendo considerado o nível de participação nas sessões e a realização das atividades propostas. A segunda pressupõe a elaboração de um trabalho individual. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

Barbosa, Elsa; Borralho, António; Lucena, Isabel (2017).Mescouto, Juliana Batista; Lucena, Isabel Cristina Rodrigues de; Barbosa, Elsa (2021).Barbosa, E.; Borralho, A. (2023).Brookhardt, S. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD: Alexandria, Virginia.Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.

Início: 13-01-2025
Fim: 28-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127208/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Loulé