Operacionalizar as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico turma LSA-43

Apresentação

Resposta à necessidade de formação de docentes no âmbito da operacionalização das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, homologadas em agosto de 2021 (despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto), tendo sido implementadas nos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade no ano letivo 2022/2023. No ano letivo seguinte, 2023/2024, estenderam-se aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade; e no próximo ano letivo, 2024/2025, implementar-se-ão no 9.º ano de escolaridade. Pretende-se dar continuidade às oficinas de formação realizadas em 2022/2023 para docentes que não tiveram oportunidade de as realizar, analisando a operacionalização destes novos documentos curriculares, visando proporcionar uma compreensão abrangente e prática das diretrizes curriculares atualizadas.

Destinatários

Professores dos Grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

Objetivos

- Compreender as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico e suas consequências na prática letiva; - Capacitar os professores para aplicar metodologias de ensino eficazes que promovam o desenvolvimento de competências essenciais em matemática, alinhadas às novas diretrizes. - Elaborar sequências didáticas que incorporem as novas AE, utilizando abordagens pedagógicas inovadoras e centradas no aluno; - Identificar e utilizar recursos didáticos, tecnológicos e digitais que facilitem o ensino da matemática; - Estimular a reflexão sobre as práticas pedagógicas atuais, incentivando a adoção de abordagens baseadas em evidências e boas práticas educativas; - Fomentar a partilha de experiências e a colaboração entre professores, promovendo uma comunidade de aprendizagem profissional.

Conteúdos

1. Introdução às Aprendizagens Essenciais: - Compreensão das razões e objetivos que levaram à atualização dos documentos curriculares; - Reflexão sobre a importância dessas mudanças no contexto educativo atual; - Estrutura e Organização das Aprendizagens Essenciais. 2. Análise da estrutura do documento das Aprendizagens Essenciais. - Distribuição dos conteúdos ao longo dos anos de escolaridade do ensino básico. - Relação entre as novas Aprendizagens Essenciais e os programas anteriores de matemática. 3. Domínios de Conteúdo: - Números e Operações. - Álgebra. - Geometria e Medida. - Dados e Probabilidades. - Capacidades Matemáticas (raciocínio, comunicação, resolução de problemas, conexões). 4. Desenvolvimento de Competências: - Estratégias para desenvolver competências essenciais em matemática, como o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. - Práticas pedagógicas inovadoras e métodos de ensino que promovam uma aprendizagem significativa e profunda. 5. Avaliação: - Novos critérios e métodos de avaliação em consonância com as novas AE. - Ferramentas e instrumentos para avaliação formativa e sumativa. - Feedback construtivo e o uso de avaliações para orientar o processo de ensino aprendizagem.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais; a planificação; implementação e análise da tarefa a propor aos alunos na sala de aula; e a reflexão final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação (DGE). (2021). Aprendizagens Essenciais - Matemática para o Ensino Básico;Ministério da Educação. (2018). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). (2017). Princípios para a ação;Educação e Matemática, 158 (Temático sobre avaliação); Educação e Matemática, 162 (Temático sobre pensamento computacional);Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?

Formador

Luísa Isabel Gonçalves Rosa Cabrita Cavaco

Início: 21-01-2025
Fim: 27-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127526/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: AE Dra. Laura Ayres