Aprendizagens baseadas em projeto turma ACD- 45.2
Apresentação
A estruturação de projetos, que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciam, no atual contexto, a integração de conhecimentos, atitudes e valores comuns das várias áreas do saber. Assim, esta ação de curta duração tem como finalidade envolver os professores na gestão contextualizada do currículo, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos.
Destinatários
Professores dos grupos 240, 530 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos grupos 240, 530 e 600.
Objetivos
- Conhecer estratégias de abordagem de aprendizagem ativa em sala de aula. - Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo. - Organizar o ensino aprendizagem com recurso, nomeadamente, à metodologia de projeto.
Conteúdos
- Paradigmas de Flexibilidade Curricular. - Aprendizagens Essenciais, metodologias ativas e processos criativos. - Organização e gestão do ensino aprendizagem e o trabalho projeto – Planificação (mapas mentais). - Visita a práticas de aprendizagens baseadas em projeto em contexto sala de aula.
Formador
Carlos Alberto de Sousa Gomes