Aprendizagens baseadas em projeto turma ACD- 45.2

Apresentação

A estruturação de projetos, que desenvolvam explorações plásticas que integrem os domínios artísticos, técnicos e científicos, potenciam, no atual contexto, a integração de conhecimentos, atitudes e valores comuns das várias áreas do saber. Assim, esta ação de curta duração tem como finalidade envolver os professores na gestão contextualizada do currículo, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos.

Destinatários

Professores dos grupos 240, 530 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos grupos 240, 530 e 600.

Objetivos

- Conhecer estratégias de abordagem de aprendizagem ativa em sala de aula. - Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo. - Organizar o ensino aprendizagem com recurso, nomeadamente, à metodologia de projeto.

Conteúdos

- Paradigmas de Flexibilidade Curricular. - Aprendizagens Essenciais, metodologias ativas e processos criativos. - Organização e gestão do ensino aprendizagem e o trabalho projeto – Planificação (mapas mentais). - Visita a práticas de aprendizagens baseadas em projeto em contexto sala de aula.

Formador

Carlos Alberto de Sousa Gomes

Início: 05-04-2025
Fim: 05-04-2025
Acreditação: ACD-45
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária de Loulé