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(Novas) Aprendizagens Essenciais de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico turma ACD-59

Apresentação

As novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico, homologadas em agosto de 2021 (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) já entraram em vigor a partir do ano letivo: 2022/2023, no que respeita ao 5.º ano de escolaridade; 2023/2024, no que respeita aos 6.º ano de escolaridade, havendo, portanto, a necessidade de destacar o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares para a sua operacionalização, com enfoque nas Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas Aprendizagens Essenciais e em práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais.

Destinatários

Professores dos grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500.

Objetivos

Desenvolver o conhecimento das orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, assim como a articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais;Desenvolver práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais, em contextos de trabalho colaborativo, na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 2.º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021:- Caracterização das novas AE de Matemática- Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática- Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de MatemáticaArticulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais: - Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover- Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidadesPráticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais:- Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas) e articulação curricular entre 5º e 6º anos

Formador

Jael Miriam Esteves de Andrade

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 13-11-2024
Fim: 20-11-2024
Acreditação: ACD-59
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 6 h
Local: AE Almancil

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