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As tecnologias digitais em atividades no âmbito das línguas estrangeiras turma ACD-31

Apresentação

A utilização das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de línguas oferece uma série de vantagens significativas: • Permitem o acesso a materiais de aprendizagem a qualquer momento e de qualquer lugar, facilitando a prática contínua e a revisão. • Potenciam a motivação dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e divertido. • Possibilitam a adaptação dos conteúdos e das atividades às necessidades individuais de cada aluno, promovendo um ensino mais personalizado. • Facilitam o feedback imediato, permitindo os alunos a identificar áreas para melhoria rapidamente. • Simplificam a colaboração entre alunos e professores. • Incentivam a inovação pedagógica, permitindo que os professores experimentem novos métodos de ensino e avaliação.Em resumo, as tecnologias digitais são uma ferramenta poderosa que pode transformar o ensino e a aprendizagem de línguas, tornando-os mais eficazes, interativos e adaptáveis às necessidades dos alunos modernos.Esta série de ações de formação de curta duração visam capacitar os professores de línguas a integrar as tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, nos processos de preparação, realização e avaliação das atividades e da exploração de conteúdos.

Destinatários

Professores dos grupos 120, 210, 220, 310, 320, 330, 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 120, 210, 220, 310, 320, 330, 350. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos grupos 120, 210, 220, 310, 320, 330, 350.

Objetivos

1.Familiarizar os professores com as principais tecnologias digitais no ensino das línguas. 2.Desenvolver competências para a preparação eficaz de atividades didáticas com a utilização de ferramentas digitais. 3.Aperfeiçoar técnicas para a realização interativa de atividades em ambientes virtuais. 4.Facilitar a explorar de conteúdos digitais e recursos educativos abertos. 5.Capacitar os professores para a realização de atividades de avaliação formativa e sumativa das aprendizagens dos alunos através de ferramentas digitais.

Conteúdos

1. Preparação e planificação com recurso a tecnologias digitais: Como integrar tecnologias na preparação de planos de aula. 2. Ferramentas Interativas: Uso de plataformas online para criação de atividades interativas. 3. Exploração de Conteúdos Digitais: Estratégias para encontrar e utilizar recursos educativos abertos. 4. Avaliação Digital: Métodos para avaliar o progresso dos alunos através de ferramentas digitais.Estes conteúdos são explorados em 3 ações de curta duração, cada uma delas dedicada a cada uma das temáticas.

Formador

Paulo Alexandre do Rosário Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 18-11-2024
Fim: 18-11-2024
Acreditação: ACD-31
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Loulé