
Gestão e mediação de conflitos em contexto escolar turma PND-86
Apresentação
Em função do plano de atividades: Foi solicitada uma ação de formação que pudesse abordar aspetos de relação e trabalho em equipa, no que respeita à resolução e gestão de conflitos no sentido do desenvolvimento de competências sociais e interpessoais fundamentais para a construção de ambientes educativos de qualidade.A aquisição de algumas estratégias de comunicação e gestão no âmbito da prática pedagógica que envolva crianças e adultos (equipa). Conhecer e identificar algumas técnicas e instrumentos de gestão de conflitos na relação com o grupo de crianças/jovens e entre cada criança/jovem e também na relação entre a equipa de trabalho e todas as crianças/jovens e os adultos diretamente implicados na relação com as crianças/jovens. Em função dos destinatários: Considera-se relevante uma formação onde se possa munir os agentes educativos não docentes de conhecimentos e instrumentos para construírem e desenvolverem uma relação pedagógica de qualidade entendida como uma relação empática, com respeito e abertura ao outro, coerente, atenta, flexível, afetiva, segura, onde a prática pedagógica se transforme numa atividade compartida entre adultos e crianças.
Destinatários
Chefe de serviços de administração escolar, Coordenador Técnico, Assistente Técnico, Assistente Operacional, Encarregado Operacional.
Objetivos
Esta ação de formação tem por objetivo desenvolver competências nos formandos “ elementos intermediários e mediadores” para que os mesmos possam promover pontos-chave, tais como: a. Desenvolver uma comunidade na qual os adultos e crianças desejem e sejam capazes de uma comunicação aberta. b. Ajudar as crianças e restantes agentes educativos a desenvolverem uma compreensão melhor da natureza dos sentimentos, capacidades e possibilidades humanas. c. Ajudar as crianças e restantes agentes educativos a compartilharem os seus sentimentos e serem conscientes das suas próprias qualidades e dificuldades . d. Ajudar cada membro da comunidade educativa a desenvolver autoconfiança nas suas habilidades.e. Ajudar os membros da comunidade educativa a pensar criativamente sobre os problemas e começarem a prevenir e solucionar conflitos.
Conteúdos
Aspectos Sociológicos; (meia hora)- Paradigmas- Ilusórios/ideologia- O conflito, (1 hora)- Definições- Tipos de Conflito- Meios de resolução de conflitos, (1 hora)- Aspectos psicológicos, (1 hora)- Hierarquia de A. Maslow- Teoria Motivacional de Herzberg- Conceitos Básicos- Negociação cooperativa, (1 horas)- Mediação, Funções do mediador, (1 hora)- Processo de mediação, (2 horas)- Avaliação da Ação (meia hora).
Avaliação
Avaliação Qualitativa.
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação; Relatório final da entidade formadora; Relatório final do formador.
Bibliografia
-Mediação- Teoria e Prática, Guia para utilizadores e profissionais, Juan Carlos Vezzula, Ministério da Justiça, 2004, Lisboa-Como conduzir uma Negociação, Roger Fisher, Wiliam Ury, bruce Patton, Ed. Asa, 2001, Porto(Outra que ao longo da ação se venha a considerar com interesse).
Formador
Luís Miguel Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-04-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 11:30 | 2:30 | Presencial |