Dominios de Autonomia Curricular - Articulação interdisciplinar turma LSA-26
Apresentação
Numa escola em transformação, em que os desafios decorrentes da interculturalidade e da globalização, torna-se necessário desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Objetivos
- Conhecer o enquadramento dos DAC nos referenciais da política educativa; - Compreender processos de conceção, operacionalização e avaliação dos DAC; - Promover a reflexão crítica sobre a importância do trabalho interdisciplinar e sobre a operacionalização de um DAC; - Partilhar testemunhos e práticas no âmbito dos DAC.
Conteúdos
- Os DAC -nos referenciais Normativos, PASEO, ENEC.; - DAC: processos de concepção, operacionalização e avaliação.
Metodologias
A primeira sessão será destinada à receção dos participantes, apresentação e exploração dos objetivos, conteúdos e avaliação da formação; dinâmica de envolvimento de grupo. Nas sessões seguintes serão disponibilizados recursos diversos (guiões de trabalho, vídeos, tutoriais..), fóruns de discussão, e outras formas de interação sempre que se justifique. A última sessão será destinada à apresentação de atividades didáticas.
Avaliação
"Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se em duas dimensões. A primeira relaciona-se com o percurso e o trabalho dos formandos ao longo do curso de formação, sendo considerado o nível de participação nas sessões e a realização das atividades propostas. A segunda pressupõe a elaboração de um trabalho individual A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação."
Bibliografia
https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfhttps://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962https://www.dge.mec.pt/estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadaniahttp://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/aprendizagens_essenciais_consolidacao-articulacao.pdfhttps://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/44117
Formador
Maria de Lurdes Martins da Costa Baptista Figueiredo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 10-01-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online assíncrona |
8 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |