Análise Musical para Professores de Instrumento turma LSA-48.2
Apresentação
São escassas as formações acreditadas, com enfoque em conteúdo científico musical, para os diversos grupos de recrutamento M do Ensino Artístico Especializado de Música. Os professores de instrumento aplicam regularmente conceitos de análise musical nas suas aulas em diferentes aspetos das obras e estudos que trabalham com os alunos. Porém, a abordagem à análise musical que os professores de instrumento obtêm na sua formação inicial e inclusivamente nos cursos de mestrado com estágio profissional, tende a ser apresentada do ponto de vista do compositor e do analista e não do ponto de vista de quem terá de, nas aulas de instrumento, aplicar esses conhecimentos de uma forma simples, direta, terminologicamente adequada e direcionada à aprendizagem do aluno.
Destinatários
Professores dos grupos M01 ao M32, M38, 250, 610, D06
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos M01 ao M32, M38, 250, 610, D06. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos M01 ao M32, M38, 250, 610, D06.
Objetivos
a) Atualizar conhecimentos b) Estabilizar terminologias c) Debater problemáticas analíticas que surgem na aula de instrumento musical d) Obter mecanismos práticos que permitam articular os conteúdos analíticos com a aprendizagem do instrumento e) Proporcionar uma visão prática da análise musical aplicada ao ensino-aprendizagem do instrumento f) Sensibilizar para o conteúdo analítico no ensino de instrumento g) Promover a interdisciplinaridade h) Recolher dados por questionário para posterior publicação em revista científica da especialidade
Conteúdos
1. Contextualização 1.1 Teorias analíticas vs análise aplicada ao ensino do instrumento 1.2 Terminologia analítica fundamental: linguagem melódica, harmónica e formal 1.3 Conceitos elementares e sua extensão para épocas e estilos diferentes 2. Aplicação genérica de conceitos 2.1 Identificação de elementos melódicos, harmónicos e formais em exemplos musicais 2.2 Discussão da problemática sobre a transmissão de elementos analíticos 2.3 Mecanismos de verificação da aquisição de conhecimentos analíticos pelo aluno de instrumento 3. Análise Harmónica 3.1 Organizações Sonoras 3.2 Ciclos Harmónicos 3.3 Notas ornamentais 3.4 Análise Schenker 3.5 Harmonia cromática
Metodologias
Módulo 1 - Forma e Estrutura I Sessão Síncrona (3h): Parte I - Conceitos elementares sobre forma e estrutura; Parte II - Principais modelos formais Sessão Assíncrona (3h): Aprofundamento dos conceitos Módulo 2 - Forma e Estrutura II Sessão Síncrona (3h): Parte I - Forma na música do Séc. XX; Parte II - Análise e Performance Sessão Assíncrona (3h30m): Aprofundamento dos conceitos Módulo 3 - Harmonia Tonal I Sessão Síncrona (3h) - Harmonia diatónica Sessão Assíncrona (3h): Aprofundamento dos conceitos Módulo 4 - Harmonia Tonal II Sessão Síncrona (3h) - Harmonia cromática Sessão Assíncrona (3h30): Aprofundamento dos conceitos a) Cada sessão assíncrona tem como objetivo o desenvolvimento de competências relativas aos conteúdos expostos na sessão síncrona antecedente b) Os formandos receberão materiais contendo os principais conteúdos em estudo e) Resolução de exercícios de análise de peças numa perspectiva pedagógica e de exercícios de síntese e revisão durante as sessões síncronas
Avaliação
a) Elaboração de uma tarefa por cada módulo com parâmetros previamente definidos, onde o formando demonstra a abordagem analítica e pedagógica a uma determinada obra musical, aplicando os conhecimentos obtidos na formação. b) Cada módulo vale 25% da classificação final (5% avaliação síncrona, 20% avaliação assíncrona) Em termos de assiduidade, aplicam-se as normas em vigor.
Bibliografia
Caplin, W. E., Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart, and Beethoven, Oxford University Press, 1998Aldwell, E., Schachter, C., & Cadwallader, A. (2010). Harmony and Voice Leading. 4ª edição. Boston, USA: Schirmer, Cengage Learning.Arlin, Mary I., Music Sources: A Collection of Excerpts and Complete Movements, 2nd Edition, Englewood Cliffs, N.J. : Prentice Hall, 1989Moore, A. F. (Ed.). (2003). Analyzing Popular Music. Cambridge: Cambridge University Press.Rink, J. (2002). Analysis and (or?) performance. In J. Rink (Ed.), Musical Performance: A Guide to Understanding (pp. 3558). chapter, Cambridge: Cambridge University Press.
Formador
Artur José Seabra David Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-10-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 19-10-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 26-10-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 02-11-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |