Implementação do domínio Mundo do Trabalho - Educação para a Cidadania, no âmbito da Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário turma LSA - 70.1

Apresentação

O Mundo do Trabalho como domínio da Educação para a Cidadania reconhece-se no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 8. A Meta 4.4 reforça a importância dos jovens e adultos terem habilitações relevantes, competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. O ODS 8 baseia-se no conceito de “trabalho digno”, remetendo para dimensões qualitativas do trabalho como os direitos do trabalho, a proteção social, as remunerações, o diálogo social. No âmbito do DL n.º 55/2018, das portarias que o regulamentam e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o Mundo do Trabalho é um domínio com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade. Esta ação identifica como necessidades de formação: alargar a formação contínua no âmbito da Educação para a Cidadania, especificamente no domínio da Educação para o Mundo do Trabalho, promovendo a sua implementação nos currículos escolares; incentivar o recurso a metodologias de ensino e aprendizagem centradas no aluno, capazes de contribuir para uma visão crítica do mundo no que diz respeito às tendências emergentes no Mundo do Trabalho e para o envolvimento ativo enquanto potenciais agentes de mudança, valorizando fatores de empregabilidade, de inclusão e de sustentabilidade; fomentar práticas pedagógicas que interliguem o trabalho de sala de aula com a ação da escola, em ligação com a comunidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Sensibilizar os formandos para os impactos profundos que a intensificação da transformação tecnológica, das dinâmicas demográficas, das alterações climáticas, da globalização da produção e do consumo produzem tanto nas atividades económicas, como na organização do trabalho e nas relações de emprego. Refletir sobre a importância da segurança e saúde no trabalho e sobre a urgência na adoção de formas de produzir e de consumir mais responsáveis e sustentáveis, assim como de formas para combater ameaças emergentes ao trabalho digno. Promover a aquisição de competências, por parte dos formandos, necessárias para a implementação do domínio Mundo do Trabalho - Educação para a Cidadania, no âmbito da Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário. Produzir materiais didáticos que possam ser utilizados em projetos e atividades de Educação para o Mundo do Trabalho, no contexto das práticas letivas dos docentes.

Conteúdos

A oficina de formação decorrerá numa abordagem teórico-prática, com predominância na articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais e online síncronas, e a concretização do trabalho autónomo, perspetivando que a mesma tenha impacto nas aprendizagens dos alunos. Sessão 1 (3 horas) – Presencial – Enquadramento curricular - A Educação para a Cidadania nos currículos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário - O Mundo do Trabalho como domínio da Educação para a Cidadania - O Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho como documento de apoio ao trabalho a desenvolver pelas escolas Sessão 2 (3 horas) – Online Síncrona – O Mundo do Trabalho: enquadramento e evolução - Trabalho e transformação digital - O futuro do trabalho Sessão 3 (3 horas) – Online Síncrona –Trabalho digno - Emprego de qualidade - Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho Sessão 4 (4 horas) – Presencial – A Segurança e a Saúde no Trabalho - Cultura de prevenção e segurança - A escola como local de trabalho seguro e saudável Sessão 5 (2h30m) – Online Síncrona – Trabalho, igualdade de oportunidades e não discriminação - Igualdade de oportunidades no Mundo do Trabalho - Violência no trabalho Sessão 6 (2h30m) – Online Síncrona – Desempenho profissional e organizacional: fatores determinantes - Fatores individuais na organização e em contexto de trabalho - Dinâmica organizacional Sessão 7 (3 horas) – Online Síncrona – A integração no Mundo do Trabalho - Valorização pessoal - Inserção no mercado de trabalho Sessão 8 (4 horas) – Presencial – Apresentação dos trabalhos da componente autónoma

Avaliação

O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho presencial e do trabalho autónomo em sala de aula, considerando as atividades realizadas com os alunos em sala de aula ou noutros contextos escolares. No final da Oficina de Formação, os formandos também serão avaliados pela apresentação final do trabalho realizado e pelo relatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho. Lisboa: Direção-Geral da Educação. https://cidadania.dge.mec.pt/sites/default/files/pdfs/referencial-mundo-trabalhovf.pdfOrganização Internacional do Trabalho (2018). Trabalho Digno em Portugal 2008-18: da crise à recuperação. Bureau Internacional do Trabalho – Genebra. https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/---publ/documents/publication/wcms_647524.pdfOrganização Internacional do Trabalho (2019). Trabalhar para um futuro Melhor – Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho. Lisboa. https://www.dgert.gov.pt/wp-content/uploads/2019/03/Trabalhar-Futuro-Melhor_COMISSAO-MUNDIAL.pdfManual de Segurança e Saúde no Trabalho, (2018). Lisboa, IGAS (Inspeção-Geral das Atividades de Saúde). https://www.igas.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/04/Manual_Seguranca_e_saude_no_trabalho.pdfCunha, M. P. & Rodrigues, S. B. (2002). Manual de estudos organizacionais – Temas de psicologia e sociologia das organizações. Lisboa: Editora RHFerreira, J.M.

Formador

Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 14-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 21-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 04-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
5 11-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 25-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 18-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 07-01-2025
Fim: 18-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125308/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: AE Dra. Laura Ayres