Educação Física Inclusiva turma LSA-25
Apresentação
O DL n.º 54/2018 assume a necessidade das escolas reconhecerem a mais valia da diversidade dos seus alunos e encontrarem formas de potenciar essa diversidade, nomeadamente adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno e mobilizando os meios de que dispõe para esse processo. Pesquisas efetuadas demonstram que a eficácia das práticas de ensino inclusivas e a integração de pessoas com deficiência é afetada pelas atitudes e crenças em relação à educação inclusiva (Abellán & Januário, 2017). As atitudes negativas face à deficiência podem ser modificadas por programas alternativos (Elliott, 2008), sendo que o desporto, a atividade física e a educação física são consideradas ferramentas potenciais para mudar atitudes em relação à deficiência, como indicam os resultados de estudos anteriores (Felipe & Garoz, 2014). Porém, verifica-se ainda que, muitas escolas não têm recursos humanos nem materiais para implementar programas neste domínio, pelo que, numa lógica de criação de sinergias, o Centro de Formação do CNAPEF em parceria com a FMH, apresenta a seguinte proposta de formação. Pretende-se, desta forma, capacitar os professores de Educação Física (EF) para a necessidade de se realizar atividades que promovam a inclusão das pessoas com deficiência. De uma forma mais específica visa a formação de professores em atividades físicas desportivas específicas e adaptadas, para pessoas com deficiências, potenciando a inclusão de modalidades adaptadas em aulas regulares de EF e nas atividades do Desporto Escolar (DE).
Destinatários
Professores dos Grupos Disciplinares 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos Disciplinares 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos Disciplinares 260 e 620.
Objetivos
Proporcionar conhecimentos aos docentes de EF e encorajar, no âmbito da comunidade educativa, a adoção de valores e atitudes de aceitação da diversidade visando a construção de competências profissionais facilitadoras da inclusão. Dar a conhecer algumas atividades físicas desportivas, específicas e adaptadas, visando a participação inclusiva e efetiva dos alunos nas aulas de EF e nas atividades do DE. Conhecer estratégias de adaptação curricular e de intervenção facilitadoras da inclusão na escola, no contexto da EF e no do DE. Planificar, conduzir e avaliar actividades no âmbito de atuação da Educação Física e Desporto Escolar adaptado para pessoas com necessidades especiais em contexto educativo. Criar, no âmbito da temática objeto desta formação, recursos didáticos com a capacidade de serem utilizados no contexto profissional dos formandos na promoção das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos
Áreas abrangidas: Prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula. Temas abordados (científicos e pedagógicos): Atividade Física e Desporto para todos; Reflexão sobre as questões da inclusão integradas no DL n.º 54/2018 e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Objetivos dos programas de Atividade Física e Desporto Adaptado. Princípios orientadores e dimensões na adaptação de atividades físicas e desportiva no contexto escolar; Dimensões da adaptação A Adaptação de atividades físicas e desportivas considerando as áreas de deficiência: - Deficiência Visual - Deficiência Auditiva - Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento - Deficiência Motora A inclusão da Atividade Física e do Desporto Adaptado nas aulas de Educação Física (Aplicações práticas e didáticas específicas).
Metodologias
Sessões Presenciais Teóricas: 2 horas Sessões Presenciais Teórico-Práticas: 20 horas Sessões Teóricas à Distância: 3 horas Considerando os objetivos de aprendizagem utilizar-se-á metodologias diversificadas, sendo estas adequadas ao aprofundamento de conhecimentos, ao desenvolvimento de competências e de realização de natureza prática; O método expositivo em interação com os formandos, nomeadamente, partindo da teoria para a prática, a apresentação e discussão de temas relacionados com os conteúdos programáticos (quer a nível individual, quer em grupo), será uma das estratégias a desenvolver. Está ainda prevista a utilização de recursos multimédia. As sessões com uma maior componente teórica serão ainda utilizadas para a realização de trabalhos individuais e de grupo visando os objetivos definidos para esta iniciativa de formação
Avaliação
De acordo com o art. 4.º, do Des. n.º 4595/2015 (n.ºs 5 e 6), a avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 val.; Bom de 6,5 a 7,9 val.; Regular de 5 a 6,4 val.; Insuficiente de 1 a 4,9 val.. A avaliação individual (art. 65º do Regulamento do Centro de Formação do CNAPEF), será baseada nos critérios de avaliação e descritores de desempenho definidos pelo Comissão Pedagógica do Centro de Formação do CNAPEF: Avaliação da Aprendizagens Desenvolvidas pelos Participantes: -Realiza um trabalho individual, explorando o enquadramento conceptual, normativo e curricular no qual as atividades físicas e desportivas em âmbito escolar de enquadram - 25 pontos -Realização de um trabalho de grupo relacionado com propostas de ensino adaptado a implementar na EF e no Desporto Escolar - 30 pontos. Reflexão Crítica Individual - 25 pontos Avaliação da Participação: -processos de avaliação interpares com o objetivo de contribuir para uma discussão construtiva acerca das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos - 20 pontos.
Bibliografia
Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.Decreto de Lei. n.º 54/2017, de 6 de julho, Educação InclusivaDespacho. n.º 6944-A/2018, de 19 de julho, Aprendizagens Essenciais no Ensino Básico. Educação Física.Despacho. n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto, Aprendizagens Essenciais no Ensino Secundário. Educação Física.UNESCO. (2015a). Declaração de Incheon - Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Fórum Mundial da Educação
Formador
Nuno Januário
Eduardo Vasconcelos Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-09-2024 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 03-09-2024 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-09-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 05-09-2024 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 06-09-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 11-09-2024 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |