282

Uma Espécie de espaço – A que sabe uma pintura? turma 2024-ACD-09

Apresentação

O Plano Nacional da Artes (PNA), estrutura criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, das culturas e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) enfatiza que o espaço seja, todo ele, território educativo e que a programação em colaboração seja uma constante. Ao articular a educação e a cultura, criamos um espaço de valorização da contemplação, do lúdico, da descoberta. Para além disso, as artes e os processos criativos permitem gerar dinâmicas transdisciplinares, cruzando e integrando conhecimentos de várias disciplinas, facilitando a mobilização do saber em ação, capacitando para uma cidadania cultural inclusiva onde a ludicidade e a experimentação/exploração são motores de aprendizagem e caminhos para o bem-estar. Se pensarmos nos espaços culturais enquanto territórios educativos, a experiência de visitar uma galeria de arte, será decerto, um momento importante de aprendizagem, se trabalhado metodologicamente, tendo em vista uma determinada intenção. Esta curta formação pretende então promover um encontro entre práticas educativas e artísticas, através da mediação da obra de arte, assente em propostas que mobilizam diferentes linguagens expressivas, permitindo novos olhares e possibilidades para as práticas pedagógicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Aproximar as escolas de um espaço cultural local; • Ampliar a experiência de uma visita a um espaço cultural; • Pensar (n)outros territórios educativos; • Aprofundar a relação com as obras de arte; • Construir possibilidades metodológicas para abordar os currículos a partir das obras de arte/espaço; • Valorizar a fruição e a criação como veículo para a aprendizagem curricular e para o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO; • Considerar um espaço cultural como um recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas.

Conteúdos

• Relação do corpo com o espaço, os outros e a obra de arte; • As biografias pessoais na sua relação com as obras de arte e os conteúdos programáticos; • Criação a partir de diversos estímulos; • Construção de narrativas, conceitos e formas, a partir da observação de obras; • Criação coletiva de objetos artísticos; • Criação de possibilidades de ensino/aprendizagem; • Sensibilidade estética e pensamento divergente.

Formador

Maria Helena Vieira Tapadinhas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-06-2024 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 24-06-2024
Fim: 24-06-2024
Acreditação: 2024-ACD-09
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Associação Alfaia – Loulé