Brincar à Educação Física turma LSA-1.3
Apresentação
Sendo a Educação Física, reconhecidamente, devido às suas características formativas únicas, uma disciplina fundamental para o desenvolvimento das capacidades psicomotoras fundamentais, exigidas pelos diferentes estádios de desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo que caracterizam este nível etário. Tem vindo nos últimos anos a ter um papel de relevo e de extrema importância nas escolas primárias. Se por lado se nota um entusiasmo crescente no que respeita a esta área, por outro é igualmente percetível alguma timidez em alguns professores na execução de conteúdos/atividades relativamente ao programa. Esta timidez poderá estar relacionada com falta de formação no seu percurso generalista o que poderá impedir a sua autonomia e confiança na preparação e execução das tarefas. É uma grande lacuna no 1º ciclo a grande maioria dos professores deste grupo não terem bases do ensino e sobretudo os cuidados a terem na segurança dos alunos durante as aulas e no improviso de aulas onde há falta de material. Em muitos casos e em muitas escolas nem sequer são realizadas aulas devido à falta de Formação na área.
Destinatários
Professores do grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 110.
Objetivos
Reconhecer a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno. Conhecimento do programa; Identificar conceitos básicos do Programa da Educação Física. Inteirar-se/distinguir/Identificar e experimentar algumas estratégias de aula. Conhecimento de ajudas nas aulas de ginástica. Colaborar na organização de atividades de Educação Física na preparação das aulas. Elaboração de planificações, anual, mensal semanal e diário; Improvisação.
Conteúdos
Importância da Educação Física para o desenvolvimento global dos indivíduos Programa da Educação Física Conteúdos programáticos Atividades - Organização e planeamento - Atividades - Técnicas de estratégias de apoio e ajuda - Trabalho individual e em grupo - Atividades de improvisação - Registos Análise crítica do trabalho produzido Reflexão
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A avaliação dos formandos centra-se sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). - Regime de Faltas / Presenças - Assistência a, no mínimo, 2/3 do total das horas de formação. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
Bibliografia
DEB. (2004). Organização Curricular e Programas Ensino Básico 1º Ciclo. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica;Cunha, A. C. (2010). Representação do bom professor: o bom professor em geral e o bom professor de educação física em particular. Educação Em Revista, 11(2);Pereira, F., Carolino, A. M., & Lopes, A. (2007). A formação inicial de professores do 1o CEB nas últimas três décadas do séc. XX: transformações curriculares, conceptualização educativa e profissionalização docente;Organização curricular e programas; 4ª Edição 1º Ciclo Ensino Básico.
Formador
Jorge Manuel Fernandes da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-09-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 28-09-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 30-09-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 02-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |