Perfil do desenvolvimento global da criança no jardim de infância turma PND2024-ACD-1
Apresentação
Em função do plano de atividades: Esta ação pode ser integrada no plano de atividades dos Agrupamentos associados, de acordo com as respetivas necessidades de formação. Em função dos destinatários: É fundamental que os destinatários da ação, dominem noções essenciais e básicas relativas ao desenvolvimento da criança, para melhor compreender as diversas situações com que se possam confrontar no dia a dia.
Destinatários
Assistentes operacionais e encarregados operacionais
Objetivos
Dar a conhecer uma perspetiva atual de desenvolvimento da criança; Caraterizar o perfil de desenvolvimento da criança, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade; Sensibilizar para as assimetrias do desenvolvimento atípico;Informar sobre a importância do processo de observação e diferentes tipos de observação; Troca de experiências sobre estratégias de interaçãocom as crianças.
Conteúdos
Uma nova conceção do desenvolvimento infantil. Caraterização do perfil de desenvolvimento global (físico; cognitivo e sócioafetivo). Assimetrias no desenvolvimento das crianças. Desenvolvimento atípico. A importância do processo de observação. Estratégias de interação com as crianças.
Avaliação
Avaliação quantitativa e avaliação qualitativa.
Modelo
Ponderação participação: 60 Ponderação assiduidade: 20 Ponderação testes/trabalhos escritos: 20
Bibliografia
Guilherme, J. (2010). A Importância da Motricidade no Desenvolvimento Global da Criança – Estratégias de Intervenção. Edições ISMATGuilherme, J. (2011). Horizontes Pedagógicos – Subsídios Para O Acto Educativo. Centro de Formação da Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves
Formador
José Francisco Nunes Guilherme
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |