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Intervenção em Estimulação Multissensorial e Snoezelen – Iniciantes turma LS-O3/24

Apresentação

As mudanças da nossa sociedade também se traduziram em mudanças do sistema educativo, que suportados em leispreconizam a inclusão. A adoção do ensino inclusivo sugere o uso de estratégias instrutivas e recursos escolaresalternativos para proporcionar experiências de aprendizagem que se adequem às diferentes necessidades individuais detodos os alunos, incluindo os alunos com NEE de carater permanente. A inclusão de crianças com Necessidades Educativas especiais pressupõe para além da atitude positiva e inclusiva umaoferta de alternativas nos processos de aprendizagem e de novas estratégias para o desenvolvimento holístico dacriança/jovem. O conceito de estimulação multissensorial/Snoezelen é muito para além de um espaço físico sofisticado, agradável eseguro. O acompanhamento Snoezelen segue uma metodologia que potencia as aquisições, aprendizagens dacriança/jovem qualquer que seja seu o nível de competências ou comprometimentos. Com mais de 500 artigos científicos publicados as pesquisas mostram que os alunos que usufruem de umacompanhamento Snoezelen exibem aumento das competências de atenção, motivação e comunicação, e diminuição decomportamentos agressivos ou disruptivos, entre outros. Estes alunos também se tornam mais ativos na comunidadeevidenciando um maior bem-estar que potencializam o seu desenvolvimento psicossocial. Esta ação de formação procura sensibilizar os docentes para este conceito que os poderá ajudar a definir novas atitudes eestratégias para lidar com as diferenças significativas dos seus alunos.

Destinatários

Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Especial.

Objetivos

Promover a aquisição de conhecimentos básicos sobre a estimulação multissensorial num ambiente Snoezelen, noutrosambientes e no quotidiano. Conhecer o conceito de Estimulação Multissensorial de forma global; Conhecer o conceito Snoezelen e a sua metodologia de trabalho; Compreender e analisar respostas da criança/jovem num ambiente Snoezelen: comportamentos, atitudes, aprendizagensem alunos com várias tipologias; Fazer a gestão correta dos recursos e funcionamento prático de um espaço Snoezelen; Adquirir conhecimentos para planificar uma intervenção adequada, em sala Snoezelen e/ou noutros ambientesmultissensoriais. Snoezelen 24 horas. Monitorizar e avaliar os efeitos da intervenção Snoezelen/Estimulação multissensorial.

Conteúdos

Introdução à estimulação multissensorial Snoezelen Origem do Snoezelen / histórico e evolução Filosofia / conceito/terapia Snoezelen? Estimulação multissensorial (sete sentidos) Bases neurológicas da Estimulação Multissensorial / Sentidos e integração sensorial; A abordagem Snoezelen em diversas áreas de intervenção / campos de aplicação e evidências científicas Intervenção e Metodologia do acompanhamento Snoezelen Perfil sensorial: teoria e prática Programação, monitorização e avaliação de sessões Snoezelen Equipamentos e materiais Estimulação Multissensorial – Snoezelen ou dos espaços. Teoria e prática Vivências de experiências em sala Snoezelen; Avaliação e desafios do Snoezelen

Metodologias

A metodologia integra técnicas e métodos pedagógicos diversificados privilegiando a componente prática como forma defacilitar a aquisição de saberes pelos formandos. A opção far-se-á por metodologias expositivas, interrogativas, de simulações, de dinâmica de grupo, entre outras. As sessões on-line terão a duração de 2h30 ou 2 horas num total de 6 sessões, perfazendo um total de 14 horas, que seorganizam para a problematização dos pressupostos científicos e pedagógicos dos procedimentos com realce para a suaaplicação no sentido de atingir os objetivos definidos pelo profissional. As sessões presenciais terão a duração de 6 horas, ou seja duas sessões de 3 horas cada, para experimentação dosequipamentos e materiais disponíveis, assim como experienciar vivências no ambiente multissensirorial/ Snozelen, etambém praticar o acompanhamento dos utentes do espaço. As sessões on-line assíncronas, de trabalho individualcorrespondem ao desenvolvimento prático pelos formandos de materiais didáticos, planos de sessão, estratégias emonotorização para implementação de um plano de intervenção com alunos.

Avaliação

A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 de acordo com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008do CCPFC. Os critérios sobre os quais irá incidir a avaliação contínua têm por base os seguintes parâmetros: • 15% - assiduidade; pontualidade; participação e empenho nas tarefas/práticas propostas. • 70% - Trabalho final individual: planificação de um plano de acompanhamento de um ou mais alunos. Aplicação emcontexto educativo incluindo monitorização e avaliação das sessões/atividades. •15% - relatório de reflexão crítica final. Excelente: de 9 a 10 valores; Muito Bom : de 8 a 8,9 valores; Bom : de 6,5 a 7,9 valores; Regular :de 5 a 6,4 valores;Insuficiente:de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Ayres, A. J. (1972a). Types of sensory integrative dysfunction among disabled learners. American Journal of OccupationalTherapy. Bogdashina, O. (2007). Percepción Sensorial en el Autismo y Sindrome de Asperger- Experiencias sensoriales diferentes,mundos perceptivos diferentes. Autismo Ávila, Ávila. Chan, S., Yueng Fung, M., Wai Tong, Ch. y Thompson, D. (2005). The clinical effectiveness of a multisensory therapy onclients with developmental disability. Research in Developmental Disabilities. Frohlich, A. (1993). La stimulation basale. Édition SZH/SPC; Haggar, L. E., & Hutchinson, R. B. (1991). Snoezelen: An approach to the provision of a leisure resource for people withprofound and multiple handicaps. Mental Handicap.

Formador

Silvia Neves Cherondo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-04-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 17-04-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 19-04-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 24-04-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 15-05-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 22-05-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 25-05-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
8 01-06-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
9 04-06-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
10 06-06-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
Início: 10-04-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123887/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Online e Jardim de Infancia de Almancil