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Edição de imagem em plataforma online turma LS-02/24

Apresentação

Uma ação de formação centrada no uso de plataformas online de edição e criação de imagens, orientada para professores dos grupos 600 e 240, é pertinente e importante na medida em que se orienta para a capacitação digital dos docentes destes grupos, e trata da sua familiarização com ferramentas de fácil acesso, sem requisitos significativos ao nível de equipamento, instalação e manutenção. Este tipo de ferramentas é útil pedagogicamente por duas vias: por um lado, o domínio das suas capacidades técnicas permite aos docentes melhorar a qualidade dos materiais pedagógicos que criam para as suas atividades curriculares. Por outro lado, é uma oportunidade de aprofundamento de conhecimentos relacionados com a lecionação de conteúdos visuais multimédia, conforme os documentos orientadores dos níveis de ensino abrangidos por estes grupos disciplinares, e orientados para as competências de Informação e comunicação e de Sensibilidade estética e artística previstas no PASEO. Estas ferramentas acrescentam flexibilidade ao não exigir procedimentos de instalação e manutenção, possibilitando o fácil acesso e o trabalho de docente e alunos quer em contexto de aula (presencial ou à distância), quer em trabalho autónomo. Por último, algumas plataformas (como a Photopea) apresentam uma grande semelhança de funcionalidades relativamente a ferramentas profissionais pagas, permitindo que funcionem como uma ferramenta de aprendizagem gratuita para simulação de programas nem sempre disponíveis.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 600.

Objetivos

Desenvolver Competências Digitais, capacitando os docentes a dominar as ferramentas de edição digital, promovendo a integração eficaz de tecnologias na prática pedagógica. Promover a Inclusão Digital, garantindo que os professores estejam aptos a promover as competências digitais dos alunos usando ferramentas gratuitas e de fácil acesso. Fomentar a Criatividade, estimulando o trabalho dos professores, na exploração das possibilidades artísticas oferecidas pela edição de imagem digital e incentivando a sua aplicação inovadora no ensino. Capacitar os professores na criação de materiais visuais multimédia e de recursos educacionais, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos alunos. Promover a partilha de materiais pedagógicos ancorados nas aprendizagens essenciais das disciplinas/áreas de artes visuais, educação visual e educação tecnológica.

Conteúdos

Conteúdos da ação (máx. 3000 carateres) * Conceitos fundamentais sobre imagem digital: - História da imagem digital; – Imagem matricial e imagem Vetorial; – Resolução e tamanho; – Luz e cor – Modelos de cor, – Formatos de imagem Equipamento, Programas e Plataformas – Equipamento para trabalho em imagem digital; – Programas proprietários, programas open source e plataformas online; – Programas programas open source de edição de imagem mais usados; – Plataforma de edição de imagem online (Photopea ou similar); – Área de trabalho, Ferramentas e Painéis; Edição de imagem em plataforma online : – Criação de novo documento/abertura de ficheiro de imagem pré-existente; – Camadas, Canais e Demarcadores; – Ferramentas e Métodos de Seleção; – Ferramentas de ajuste: Brilho/contraste, níveis, curvas, exposição. – Ferramentas de retoque de imagem; – Ferramentas de desenho e pintura; – Uso de máscaras; – Fotomontagem com camadas múltiplas. – Filtros; – Aplicação de Texto; – Exportação.

Avaliação

A formação é composta por uma componente teórica inicial, com resposta a questionário, e por componentes teórico-prática e prática sequente, que envolvem a exploração ativas das ferramentas e a realização de exercícios, visando fornecer instrumentos que permitam a monitorização e a autorregulação das aprendizagens, dando também indicadores relativos às dificuldades encontradas. Os critérios de avaliação: - Participação, interesse e empenho nas atividades – 30% - Resposta a questionário e realização de trabalhos – 30% - Reflexão Final – 40% A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – 6,5 a 7,9 valores; Regular – 5 a 6,4 valores; Insuficiente – 1 a 4,9 valores. É obrigatória a frequência de 2/3 das horas presenciais para a conclusão da ação com aproveitamento e obtenção do certificado de formação.

Bibliografia

DALY, Tim- Fotografia: Digital: um guia prático. Centralivros Lda, 2000. ISNB 972-8418-96-5FREEMAN, Michael; LUCK, Luck - Michael Freeman's Photo School: Digital Editing. Ilex, 2012 ISNB 190-8150-31-9página internet de aprendizagem da plataforma Photopea Disponível em: https://www.photopea.com/learn/ acesso em05 de Fevereiro de 2024

Formador

Júlio José Assis Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-04-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
2 22-04-2024 (Segunda-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
3 02-05-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
4 06-05-2024 (Segunda-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
5 16-05-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
6 23-05-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
7 13-06-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
Início: 18-04-2024
Fim: 03-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123310/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 42 h
Local: Escola Secundária de Loulé