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Avaliação pedagógica inclusiva: natureza, fundamentos e práticas turma 2023-ACD-9

Apresentação

À luz dos avanços significativos introduzidos na conceção e desenvolvimento dos Planos de Inovação em alguns AE para a criação de ambientes educativos inclusivos, torna-se pertinente discutir a natureza da avaliação pedagógica e compreender as diferentes utilizações que se podem fazer desses processos e dos seus resultados para consolidar políticas que deem maior relevo à participação e à inclusão, com sucesso, de todos os alunos. Nessa conformidade, esta ACD, através de processos de intersubjetividade com vista à clarificação conceitual, tentará constituir-se como um guia para assegurar a disseminação de políticas, procedimentos e práticas inclusivas de avaliação. Deverá, por isso, permitir que professores e alunos compreendam que o objetivo principal da avaliação serve para determinar os passos seguintes da aprendizagem e não apenas para comparar os desempenhos face a normas externas ou a outros alunos. Será priorizado, com esse intuito, o trabalho formativo em torno de um conjunto de estratégias de avaliação que lhes permita fornecer feedback efetivo e motivador sobre a aprendizagem, aos alunos e a outros, de forma significativa e efetiva. O objetivo missionário da presente ACD será o de possibilitar às escolas o uso de linguagem simples (não simplista) e comum a ser utilizada por alunos, pais, professores e outros profissionais para que a avaliação permita acompanhar a aprendizagem de todos os alunos de forma a evidenciar a qualidade e a eficiência global da escola na promoção da aprendizagem e da inclusão.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo..

Objetivos

Compreender os fundamentos do domínio do conhecimento da avaliação. Compreender a natureza da avaliação. Discutir diferentes utilizações que se podem fazer da avaliação e dos seus resultados. Melhorar as práticas de avaliação, ensino e aprendizagem. Desenvolver conceções de avaliação como processo eminentemente pedagógico para apoiar as aprendizagens e a inclusão. Compreender as diferenças entre os processos de avaliação (sumativa/formativa) e de classificação. Discutir o papel desempenhado pelos critérios de avaliação na organização dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Compreender a necessidade de integrar o ensino, a avaliação e as aprendizagens em contextos de práticas inclusivas. Utilizar a diversidade de processos de recolha de informação – instrumentos - nas práticas de avaliação pedagógica inclusiva.

Conteúdos

Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa) Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores; Critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards; Processos de recolha de informação.

Formador

Fernando Adriano Aires Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-02-2024 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 15-02-2024 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 08-02-2024
Fim: 15-02-2024
Acreditação: 2023-ACD-9
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: EB2,3 D. Dinis