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Da oralidade à consciência fonológica turma ACD-2023-5

Apresentação

O reconhecimento dos sons da língua materna, ao longo do processo de aquisição, parece ser simples e inevitável para todos os que estão expostos a uma língua e que não têm nenhum tipo de impedimento físico. Sabemos que, até mais ou menos aos 5 anos de idade, a criança, sem Déficit Específico de Linguagem (DEL) ou algum outro tipo de atraso, já adquiriu a fonologia da sua língua, além da morfologia, sintaxe e semântica. Torna-se, assim, indispensável trabalhar a consciência fonológica após a aquisição da língua materna (ou mesmo nos últimos estágios de aquisição – 4 a 5 anos). A importância da consciência fonológica está no facto de ela colaborar com uma alfabetização bem-sucedida, ou seja, ela prepara a criança para o processo de descodificação da língua, presente na alfabetização, por meio do estudo de grafemas/sons, sílabas, palavras etc. A capacidade de pensar conscientemente sobre os sons da fala e suas combinações assume especial relevo para a aprendizagem da leitura e escrita, que é a aquisição mais importante nos primeiros anos de escolaridade da criança. De forma sucinta, pode dizer-se que esta complexa tarefa resulta da relação entre a oralidade e a escrita das palavras, o que implica a capacidade de identificar os sons da fala (fonemas) e manipulá-los, de forma a estabelecer a relação necessária entre eles e a sua representação ortográfica. A escrita alfabética da língua portuguesa é, essencialmente, fonémica, e esta estabelece-se através do princípio alfabético: a unidade sonora da palavra (fonema) é relacionada à unidade escrita (grafema) através da reflexão acerca dos sons da fala e da sua relação com os grafemas, o que, por sua vez, requer o acesso à Consciência Fonológica (CF). Atualmente, sabe-se que há uma relação de reciprocidade e interdependência entre a CF e a aquisição de leitura e escrita. Assim, a CF facilita o processo da aprendizagem da leitura e escrita e este último processo favorece o desenvolvimento da CF, particularmente da consciência fonémica (Adams, 1990; Freitas, 2004; Morais, Mousty, Kolonsky, 1998, cit. por Bernardino, Freitas, Souza, Maranhe & Bandini, 2006; Pestun, 2005; Viana, 2006). Assim, a CF parte de um nível implícito, de análise de sons, para um explícito, essencial na correspondência fonema-grafema. A adequação desta capacidade metalinguística, no início da escolaridade, assume extrema importância, uma vez que este é um forte preditor para a aquisição e desenvolvimento adequados da leitura e escrita. A consciência fonológica facilita a aprendizagem da leitura e escrita, conforme á atestado por inúmeras e investigações que estabeleceram os seguintes pressupostos: o É o mais estável e robusto preditor de sucesso na aprendizagem da leitura e escrita (Lonigan, Burgess & Anthony, 2000 cit por Hogan, Catts & Little, 2005); o É um facilitador na aprendizagem da leitura e escrita de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem (Capovilla, 2000; Ehri et al., 2001).

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

Proporcionar aos formandos metodologias de estimulação da oralidade e da consciência fonológica.

Conteúdos

1. O que é a consciência fonológica? 2. Metodologias de estimulação da oralidade e da consciência fonológica; 3. Consciência fonológica e processamento fonológico; 4. Níveis de consciência fonológica; 5. Inventário de sons - Ordem de apresentação e Modo de articulação.

Formador

Fernando Adriano Aires Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-11-2023 (Segunda-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 27-11-2023 (Segunda-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 20-11-2023
Fim: 27-11-2023
Acreditação: 2023-ACD-5
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: EB 2,3 D. Dinis, Quarteira