Projeto Cultural de Escola: imaginar e conceber turma ACD-PNA-2-23

Apresentação

O Plano Nacional da Artes (PNA) criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. O conhecimento do Plano Estratégico do PNA, os conceitos, eixos, programas e medidas subjacentes permitirão a cada escola concretizar a territorialização das respetivas ações, ultrapassando as barreiras da sala de aula e da escola, numa perspetiva integradora do saber pela mobilização das artes e do património nas áreas disciplinares. Constituem as Escolas PNA uma rede colaborativa que privilegia a presença da cultura em todas as fases de educação e formação dos alunos. A reflexão em torno de conceitos como colaborar, programar e programar em colaboração, afigura-se como determinante para a conceção, planeamento e execução do PCE e do seu efeito transformador da comunidade educativa. Assim, identificar os fatores que condicionam o trabalho colaborativo e as oportunidades de programação em colaboração, em ambiente de questionamento, abertura, inovação e descoberta, facilita o aprender em conjunto e o contacto com metodologias ativas que mobilizam diversas linguagens e manifestações artísticas e o desenvolvimento de inteligências múltiplas. Em cada escola/agrupamento de escolas PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE), mobilizam as comunidades educativas, em torno de prioridades específicas, enquadrando uma relação direta, científica e pedagógica, com o exercício profissional, no quadro da Missão do Plano Nacional das Artes (PNA). O desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) exige que a programação em colaboração seja uma constante e que as comunidades educativas a concretizem articuladamente, no seu seio, mas também em estreita colaboração com as organizações culturais locais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

I. Identificar o PNA enquanto agente de transformação social e garante do acesso à cultura para todos e com todos; II. Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e do património na gestão curricular; III. Sensibilizar para a importância de elaborar um Projeto Cultural de Escola (PCE); IV. Apresentar o PCE como uma metodologia de trabalho de projeto que visa a conceção de uma programação cultural e artística, participativa, transdisciplinar, integradora e sustentável; V. Refletir sobre as oportunidades criadas pelos PCE’s no que diz respeito à presença das artes e dos patrimó-nios na escola, de forma diversificada; VI. Identificar o trabalho colaborativo enquanto oportunidade de aprendizagem continua para todos e de cons-trução de uma cultura de questionamento, inovação e descoberta, pelo aprender em conjunto; VII. Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e do património na gestão curricular; VIII. Valorizar a fruição e a produção como forma de proporcionar aprendizagem e o desenvolvimento de com-petências no âmbito do PASEO; IX. Identificar passos de conceção de um PCE; X. Desenvolver técnicas de trabalho colaborativo na conceção do PCE; XI. Salientar a importância do diagnóstico inicial e do mapeamento cultural do território; XII. Explorar a metodologia de projeto na conceção do PCE: “porquê?”; “para quê?”; “o quê?”; “para/com quem?”; “quando e onde?”. XIII. Salientar a importância da formação dos agentes educativos na gestão da mudança de práticas.

Metodologias

Estratégias ativas e de trabalho colaborativo

Bibliografia

Plano Estratégico do PNA; Carta de Porto Santo.

Formador

Lina Isabel Fernandes Campos

Ana Bela da Conceição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-07-2023 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 20-07-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 17-07-2023
Fim: 20-07-2023
Acreditação: ACD-PNA-2-23
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: EB 2,3 Padre J.C. Cabanita e Sala pedag. Banhos Islamicos