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A avaliação formativa na construção das aprendizagens nos cursos profissionais turma 2023-ACD-MaiaPr

Apresentação

Os Cursos Profissionais (CP) constituem uma realidade multifacetada do ponto de vista pedagógico, curricular, organizacional e social. A sua estrutura curricular contempla diferentes componentes de formação, organiza-se de forma modular, requer dinâmicas pedagógicas ativas e intervenção de atores educativos de perfis diferenciados. A Avaliação Formativa nos CP requer articulação de práticas de ensino e de aprendizagem que mobilizam referenciais, saberes múltiplos e distintos em contextos, espaços e temporalidades diversas. Para equacionar a Avaliação Formativa nos CP é necessário compreender os desafios e problemas que se lhe colocam no quotidiano, desde o modo como estão organizados ao desenvolvimento profissional dos respetivos docentes, passando pela cultura e a dinâmica organizacional das escolas. O projeto MAIA tem vindo a desenvolver um conjunto de materiais de apoio à melhoria das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação, os quais têm sido um recurso de reconhecida mais-valia para formadores, professores e lideranças em diversos contextos. Esta ACD tem como propósito proporcionar um momento de reflexão sobre a Avaliação Pedagógica, nomeadamente sobre a Avaliação Formativa na organização e promoção das Aprendizagens nos CP, com vista à (re)definição de estratégias de melhoria a implementar nas práticas pedagógicas e no referencial de avaliação de cada um dos Agrupamentos de Escolas com oferta formativa de CP.

Destinatários

Professores /coordenadores nos cursos profissionais e cursos artísticos especializados na oferta de nível secundário Diretores dos Agrupamentos de Escola

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores /coordenadores nos cursos profissionais e cursos artísticos especializados na oferta de nível secundário Diretores dos Agrupamentos de Escola. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores /coordenadores nos cursos profissionais e cursos artísticos especializados na oferta de nível secundário Diretores dos Agrupamentos de Escola.

Conteúdos

Temas abordados durante o momento de reflexão: • Princípios e fundamentos da avaliação pedagógica, designadamente no âmbito da definição de uma política de avaliação e de classificação; • Avaliação Pedagógica - Projeto de Intervenção; • Referencial de autoavaliação – uso proficiente e útil deste referencial; • Papel das lideranças no âmbito das dinâmicas de melhoria das práticas pedagógicas e de formação.

Metodologias

As Folhas de Apoio à Formação 1, Avaliação Formativa e 3, Feedback, assim como o Texto de Apoio 6, Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e o Referencial de autoavaliação no domínio da avaliação pedagógica, são leituras prévias recomendadas para este momento de reflexão. O encontro inicia com a apresentação da temática e proposta de linhas de reflexão, por parte do formador. De seguida, em sala simultâneas, cada equipa/Agrupamento de escolas fará uma reflexão sobre a Avaliação Formativa nos CP, tendo em conta as suas características e dinâmica próprias, identificando as potencialidades e desafios. O regresso ao grande grupo proporcionará a partilha e a reflexão que capacitem a melhoria do processo em cada AE. Programa: 15h00 Receção dos participantes e sessão de abertura 15h15 Avaliação formativa e a construção das aprendizagens nos cursos profissionais 16h00 Reflexão de grupo - Salas paralelas 17h30 Apresentação das reflexões de grupo p/sala 18h30 Possibilidades e caminhos de melhoria no desenvolvimento das aprendizagens nos CP – Formador

Anexo(s)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
Início: 17-05-2023
Fim: 17-05-2023
Acreditação: 2023-ACD-MaiaProfs
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: Online