217

A aprendizagem de Piano no ensino artístico especializado de música: práticas em sala de aula e performativas turma LS-O2

Apresentação

A Associação Impacto Ímpar tem vindo a organizar uma programação de concertos de música erudita em Lagos, um Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique e um Estágio de Orquestra. No âmbito desta proposta, deseja também promover não só atividades culturais como educativas e formativas. Considere-se que os alunos do Algarve estão afastados de uma grande variedade de ofertas educativas deste género que surgem por todo o país, mais a norte e centro. Para além disto, existe alguma carência de formação no Algarve para o grupo de recrutamento M. Esta formação vem oferecer a partilha e articulação de saberes entre os docentes de música e para os estudantes de música, mediante situações concretas entre professor e aluno, em modo de Masterclasses de piano. Esta é uma atividade rica a nível pedagógico para professores e alunos, que irá culminar com um concerto de participantes das Masterclasses e um Recital a Solo. Para dirigir as masterclasses, será convidado o pianista internacional Rem Urasin. A associação em causa, convida o Conservatório de Música de Loulé e a Escola Básica e Secundária pois é de todo o seu interesse promover esta atividade junto das instituições públicas de ensino artístico especializado de música da região, podendo desta forma, mais facilmente chegar aos estudantes de música. Tanto as masterclasses como a ação de formação serão abertas a estudantes/docentes de outras regiões, considerando a oportunidade de poder receber a partilha de ensinamentos do pianista Rem Urasin. Os alunos e docentes das escolas em causa terão prioridade de inscrição.

Destinatários

Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M32.

Objetivos

Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre o ensino do piano, enquanto instrumento solista. Aperfeiçoar a comunicação com o aluno e como dar a conhecer e exemplificar os conteúdos específicos na aprendizagem do instrumento Piano. Partilhar técnicas e abordagens musicais. Momento de fruição cultural com repertório de elevado grau de dificuldade e experiência de palco no momento performativo levado a cabo por alunos/docentes. Desenvolvimento de técnicas e ensinamentos pedagógicos, artísticos e performativos que remetem ao instrumento piano, mas também à prática musical, em geral. Com exemplos concretos para aplicação em sala de aula, desde os níveis de ensino do 2.º ciclo ao secundário. Algumas das vagas poderão estar destinadas a alunos de nível universitário. Motivação para a prática instrumental e dar a conhecer mais e melhores práticas de estudo e performance. Conhecer e partilha de repertório usado em cada ciclo e ano, de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada aluno e estruturação de práticas de aquisição do conhecimento da obra em causa.

Conteúdos

Abordagem técnica e artística do pianista - 2 horas. Princípios iniciantes desde a leitura da obra - 2 horas. Postura e qualidade sonora. Como usar o aparato físico - 2 horas. Práticas em sala de aula para resolução de dificuldades - 6 horas. Desenvolvimento de práticas a usar em estudo individual em casa – - 6 horas Abordagem de repertórios distintos (géneros, período histórico, compositores) - 3 horas. Performance e desenvolvimento da musicalidade - 2 horas. Momento performativo - 1 hora. Momento de fruição cultural - 1 hora

Metodologias

Abordagem técnica e artística do pianista - 2 horas. Princípios iniciantes desde a leitura da obra - 1 hora. Postura e qualidade sonora. Como usar o aparato físico - 2 horas. Práticas em sala de aula para resolução de dificuldades - 5 horas. Desenvolvimento de práticas a usar em estudo individual em casa - 4 horas. Abordagem de repertórios distintos (géneros, período histórico, compositores) - 2 horas. Performance e desenvolvimento da musicalidade - 2 horas. Momento performativo - 1 hora. Momento de fruição cultural - 1 hora Presencialmente, os docente observam as masterclasses de cada aluno, de ano, desenvoltura e repertório distinto. Há ainda um momento de fruição cultural e um momento performativo. Também está previsto, caso os formandos assim desejem, participarem na masterclasse de forma ativa, apresentando repertório e trabalhando diretamente com o pianista Rem Urasin. Nesta situação, o formando está mais próximo da posição de aluno e pode mais facilmente colocar questões específicas. 5 horas para elaboração do relatório e para execução/experimentação das técnicas partilhadas em masterclasse, em casa e em sala de aula.

Avaliação

Participação/Realização das Tarefas nas Sessões - 40% Produção de Trabalhos e/ou Materiais/ reflexão crítica individual - 60% O resultado final é traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores

Bibliografia

Adaptative strategies for small anded pianists, L. Deahl, B. WristenPedagogia Educacional, Sprinthall & SprinthallTransformational Piano Teaching, D. Polischuck

Formador

Ana Rita Marques Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-05-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 17:00 7:00 Presencial
2 25-05-2023 (Quinta-feira) 10:00 - 17:00 7:00 Presencial
3 26-05-2023 (Sexta-feira) 10:00 - 17:00 7:00 Presencial
4 27-05-2023 (Sábado) 11:00 - 13:00 2:00 Presencial
5 27-05-2023 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 24-05-2023
Fim: 27-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119853/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Conservatório de Loulé - Francisco Rosado