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Estimular o cérebro dos alunos para a aprendizagem turma ACD-2023-E+L7

Apresentação

Esta ação de Curta Duração vem na sequência de Curso Erasmus K1 realizado em Budapeste em Agosto de 2022 e foca-se nas estratégias de autoaprendizagem e de estimulação do cérebro para essa mesma aprendizagem O projeto LEARN (Liderar a Escola para melhorar a Aprendizagem e Responder às Necessidades), procurou ir ao encontro das áreas prioritárias definidas nos projetos Educativo e de Desenvolvimento Europeu da escola e dar resposta às necessidades identificadas na avaliação externa, no diagnóstico interno realizado pelo Observatório de Qualidade e no diagnóstico SELFIE: (1) a melhoria dos resultados escolares, nas disciplinas com média abaixo da média nacional: Biologia e Geologia, Economia A, Filosofia e Física e Química; (2) a integração da articulação curricular e a interdisciplinaridade, com vista ao cumprimento das aprendizagens essenciais que vão ao encontro do Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; (3) a generalização da utilização das TIC em contexto de sala de aula, à maioria das disciplinas, como suporte de atividades significativas para a aprendizagem; (4) o alargamento da participação e coordenação de projetos europeus a outros professores da escola, a melhoria da comunicação com parceiros e o aumento de receção de professores em Job Shadowing e missões de ensino; (5) a melhoria dos processos de gestão da escola, a comunicação entre as diferentes estruturas e a articulação com as escolas do ensino básico, de onde provêm os alunos da escola. A candidatura foi apresentada com o objetivo de mitigar as necessidades identificadas através de formação, de observação de boas práticas, de ações de disseminação dessas aprendizagens e da sua implementação experimental.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Reconhecer as implicações práticas da investigação mais recente na forma como o cérebro aprende; - Compreender quando e como se processa a aprendizagem; - Planificar e implementar lições baseadas em princípios científicos; - Tomar decisões informadas sobre quais as estratégias a utilizar para maximizar resultados de aprendizagem; - Aplicar técnicas de memória; - Criar experiências motivadoras e envolventes para os alunos; - Proporcionar aos alunos com técnicas de aprendizagem eficazes, criativas e divertidas; - Proporcionar aos alunos experiências conhecimento dos seus processos pessoais de aprendizagem.

Observações

Com o contributo da docente Maria João Soares, participante no curso estruturado frequentado em Budapeste "Brain-Based Learning: Understand How Students Really Learn".

Formador

Duarte José de Sousa Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 26-04-2023
Fim: 26-04-2023
Acreditação: ACD-2023-E+L7
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Loulé - Sala D002