211

Projeto Erasmus+ LEARN - Experiências de Job Shadowing na Dinamarca e em Espanha turma ACD-2023-E+L6

Apresentação

Este workshop pretende disseminar as boas práticas de articulação curricular e interdisciplinares realizadas, em escolas na Dinamarca e Espanha, observadas em Job Shadowing, no âmbito do Projeto Erasmus+ LEARN (Liderar a Escola para melhorar a Aprendizagem e Responder às Necessidades). Destacando-se as estratégias/metodologias utilizadas pelos professores, de diferentes áreas de ensino, em sala de aula, no âmbito da implementação de projetos de desenvolvimento de articulação curricular e a interdisciplinaridade.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores e Professores do Ensino Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores e Professores do Ensino Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se disseminar as boas práticas de articulação curricular e interdisciplinares, em escolas da Dinamarca e Espanha, observadas em Job Shadowing, no âmbito do Projeto Erasmus+ LEARN. Os formadores têm como objetivo partilhar com os colegas estratégias de implementação e uniformização de articulação curricular e desenvolvimento de projetos interdisciplinares em diferentes níveis e áreas de ensino, contribuindo para que os participantes - conheçam a metodologia projetual, centrada na resolução de problemas; - planifiquem e possam gerir atividades de articulação curricular e interdisciplinares; - definam e apliquem estratégias/metodologias de colaboração e de cooperação em sala de aula.

Observações

Com os contributos das docentes Lucília Pires e Luísa Sousa, participantes nas atividades de Job Shadowing em Roskilde, Dinamarca e da docente Inês Pinheiro, participante na atividade de Job Shadowing em Palma de Maiorca, Espanha.

Formador

Duarte José de Sousa Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-04-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 24-04-2023
Fim: 24-04-2023
Acreditação: ACD-2023-E+L6
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Loulé