Pedagogias do Séc. XXI turma ACD-2023-E+5
Apresentação
A ACD tem por base o Projeto ERASMUS + LEARN (Liderar a Escola para melhorar a Aprendizagem e Responder às Necessidades - 2020 1-PT01 KA101 077782), cujo principal objetivo é ir «ao encontro das áreas prioritárias definidas nos projetos Educativo e de Desenvolvimento Europeu da escola [Escola Secundária de Loulé] e pretende dar resposta às necessidades identificadas na avaliação externa e no diagnóstico interno realizado pelo Observatório de Qualidade.» Para o Projeto foram definidos alguns objetivos como, por exemplo, «integrar a articulação curricular, a interdisciplinaridade e a Educação para a Cidadania em todas os cursos e disciplinas e generalizar a utilização das TIC em contexto de sala de aula, incluindo a avaliação das aprendizagens»; e formar docentes em cursos estruturados e observação de boas práticas, em cinco áreas distintas: Metodologias Ativas, Articulação Curricular, Tecnologia Educativa, Comunicação em Inglês, Otimização de Processos e Melhoria de Resultados. O Projeto possibilitou a mobilidade de docentes com o fim de replicar os conteúdos apreendidos nos cursos que frequentaram. Neste caso particular, o curso foi realizado em Helsínquia (Finlândia) e teve como designação «Effective Pedagogies for 21st-Century Learning». O Projeto ERASMUS + LEARN pode ser consultado em https://sites.google.com/view/erasmus-learn
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Com esta ACD, pretende-se • disseminar algumas aprendizagens realizadas no curso «Effective Pedagogies for 21st-Century Learning». • partilhar com os colegas alguns recursos pedagógicos da aprendizagem centrada no aluno. • apresentar algumas ferramentas tecnológicas a utilizar na educação. • incentivar o trabalho colaborativo entre docentes. • no final da acção, que os formando se sintam motivados a utilizar algumas das ferramentas tecnológicas apresentadas e que, como produto, façam uma reflexão da acção com a construção de um e-portfolio.
Conteúdos
Introdução aos seguintes conceitos/metodologias: • e-portfolio individual; • flipped classroom; • design thinking; • project based learning [PBL]; • breve apresentação do sistema de ensino finlandês.
Observações
Com o contributo da docente Anabela Correia, que frequentou o curso Effective Pedagogies for 21st-Century Learning em Helsínquia, Finlândia de 15 a 20 de agosto de 2022, no âmbito do projeto Erasmus+ LEARN.
Formador
Duarte José de Sousa Duarte
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-05-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |