Compreender a dislexia: da avaliação à intervenção turma LS-I4

Apresentação

Atualmente, a dislexia é reconhecida como uma dificuldade específica de aprendizagem, razão pela qual configura uma das principais preocupações de pais, professores, psicólogos, terapeutas da fala e demais atores educativos. As crianças e jovens disléxicos, conquanto possuam um nível de inteligência médio ou acima da média, manifestam lacunas na aprendizagem e automatização do processo de leitura e de escrita, revelando tendencialmente um desempenho académico inferior às suas reais capacidades, traduzido, muitas vezes, em insucesso escolar, acompanhado de alterações emocionais (gestão do stress, baixa autoestima e fraco autoconceito). A pertinência desta formação justifica-se pela ausência de formação inicial e contínua nesta área, sendo necessário dotar os docentes de ferramentas pedagógicas adequadas que potenciem a melhoria das respostas educativas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.

Objetivos

Esta oficina pretende: - Clarificar o conceito de dislexia e outros associados (disortografia, discalculia e disgrafia); - Identificar os sinais de alerta e promover a atualização de conhecimentos neste âmbito; - Capacitar os docentes para aperfeiçoarem a qualidade da ação educativa, indo ao encontro das necessidades educativas dos alunos disléxicos, diferenciando as formas de apresentação e de exploração dos conteúdos curriculares, de acordo com o disposto no DL n.º 54/2018; - Desenvolver competências no âmbito da avaliação da leitura e da escrita que permitam aos docentes distinguir dificuldades de aprendizagem decorrentes de fatores ambientais de dificuldades de aprendizagem resultantes de défice fonológico (dislexia); - Envolver os professores participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais de intervenção adequados aos seus diferentes contextos de trabalho; - Aplicar, nos contextos pedagógico-didáticos, os materiais e exercícios produzidos; - Refletir sobre a prática e os resultados obtidos; - Promover, num ambiente ativo de interações positivas, a reflexividade docente e o trabalho em equipa multidisciplinar.

Conteúdos

Módulo I - 3 horas 1.1. Apresentação da Oficina de Formação e organização dos trabalhos - Apresentação da metodologia de realização da ação; - Caracterização das práticas pedagógicas do grupo de formandos. 1.2. Dislexia: conceito, historial e comorbilidades - Dislexia: da definição ao conceito; - Historial e etiologia (fatores neurobiológicos, sociolinguísticos e ambientais); - As comorbilidades mais frequentes: disortografia, discalculia, disgrafia, Défice de Atenção, Motricidade e Perceção (DAMP) e Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA); - Dinâmica de grupo: “Quem é o disléxico?”. Módulo II - 3 horas 2.1. O diagnóstico de dislexia - Desenvolvimento da linguagem; - Sinais de alerta na infância (indicadores precoces) e na idade escolar (indicadores tardios); - Leitura (descodificação grafofonémica e compreensão da leitura); - Expressão escrita (ortografia, sintaxe, acentuação, pontuação e grafomotricidade); - Critérios de diagnóstico (DSM-5). 2.2. Avaliação - Avaliação da leitura oral; - Avaliação da compreensão da leitura; - Avaliação especializada em equipa multidisciplinar; - Apresentação de exemplos práticos e aplicação de conhecimentos (trabalho de grupo); - Elaboração de relatórios pedagógicos compreensivos. Módulo III - 3 horas 3.1. Enquadramento legislativo da Educação Inclusiva - Decreto-lei n.º 54/2018 (princípios orientadores, definições operacionais e medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão); - Opções metodológicas subjacentes ao DL n.º 54/2018: Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Abordagem Multinível; - Linhas de atuação do Centro de Apoio à Aprendizagem no que toca aos alunos disléxicos. 3.2. Intervenção e reeducação da leitura e da escrita - Articulação com a família e restantes atores educativos; - Metodologias a adotar (ascendentes, multissensoriais…); - Estratégias a implementar (bottom up, fónicas…); - Recursos a mobilizar (construção de materiais, software open source e jogos didáticos); - O papel do docente de Educação Especial na reeducação da leitura e da escrita (intervenção direta); - O papel do docente de Educação Especial no aconselhamento aos docentes do ensino regular (consultoria), nomeadamente na planificação da ação educativa por referência ao DUA, e aos pais/encarregados de educação. Módulo IV - 3 horas 4.1. Instrumentos estruturantes da ação educativa - Linhas orientadoras para a elaboração de relatórios técnico-pedagógicos; - As adaptações ao processo de avaliação; - As adaptações curriculares não significativas (ACNS): sim ou não? - Apresentação de um relatório técnico-pedagógico de um aluno disléxico; - Aplicação prática dos conteúdos abordados (trabalho de grupo). 4.2. Monitorização do planeamento e da intervenção - Criação de instrumentos que permitam monitorizar a planificação da intervenção e a própria intervenção (com enfoque na necessidade de dar feedback aos alunos e aos encarregados de educação); - Redação de sínteses descritivas e avaliativas (para atas e memorandos); - Apresentação de exemplos práticos; - Dinâmica de grupo: simulação de situações de interação com encarregados de educação e alunos (mediante uma distribuição aleatória de cartões que orientam a tarefa). Módulo V - 3 horas 5. Apresentação de trabalhos e avaliação da Oficina de Formação.

Avaliação

A avaliação dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, o n.º 2 do Artigo 46.º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro e a Carta Circular CCPFC – 3 – 2007 – setembro. A avaliação dos formandos terá incidência em: Critérios/Parâmetros Participação/contributos: Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) e partilhas sobre o trabalho autónomo desenvolvido (30%). Trabalho final (em equipa): Conceção, desenvolvimento e avaliação de um episódio de aula (qualidade dos materiais produzidos), tendo como referência as estratégias e os conteúdos abordados na oficina (50%). Produção de uma reflexão final, a título individual (20%). A avaliação final, que terá em conta os referidos parâmetros/critérios de classificação, será traduzida numa classificação expressa na escala de 1 a 10 valores: insuficiente (1 a 4,9 valores), regular (5 a 6,4 valores), bom (6,5 a 7,9 valores), muito bom (8 a 8,9 valores) e excelente (9 a 10 valores).

Bibliografia

American Psychiatric Association. (2014). Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais: DSM-5. Lisboa: Climepsi Editores.Moura, O., Pereira, M.,et Simões, M. (2018). Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção. Lisboa: Pactor.Pereira, F. (Org.) (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação – Direção Geral de Educação.Shaywitz, S. (2003). Overcoming Dyslexia. Alfred A. Knopf. New York.Shaywitz, S. (2008). Vencer a Dislexia - Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida. Porto: Porto Editora.

Formador

Sandra Maria Domingues Gonçalves Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-05-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 22-05-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 29-05-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 05-06-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 12-06-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 15-05-2023
Fim: 12-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116976/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária de Loulé, Sala de Formação CFAELS