Avaliar por capacidades matemáticas versus avaliar por instrumentos de avaliação turma LS-M4

Apresentação

A avaliação pedagógica tem assumido um papel central nas políticas educativas, devendo ser parte integrante do processo ensino-aprendizagem e da gestão do currículo, assumindo um caráter essencialmente formativo. A necessidade de mudança de avaliação por capacidades em detrimento da avaliação por instrumentos de avaliação, levou à necessidade de pesquisa, recolha de exemplos de outros agrupamentos e partilhas de experiências, com algumas propostas de novos critérios específicos de avaliação com incidência na ponderação por domínios/capacidades de aprendizagem. Após discussão e várias opiniões divergentes, receios e tendo em conta o momento atípico que todos estamos a viver no ensino, o departamento de Matemática apontou constrangimentos relativamente a esta alteração neste ano letivo em particular, mas também soluções. Constrangimentos: mudar critérios de avaliação numa pandemia; hábito de avaliar por instrumentos de avaliação e dificuldade em operacionalizar outro paradigma de avaliação, nomeadamente construir grelhas de recolha de dados que permitam avaliar as várias capacidades de aprendizagem a partir dos instrumentos de avaliação. A solução encontrada, foi a realização de um ciclo de estudos, a desenvolver colaborativamente durante o ano letivo 2021_2022, em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes para a construção dos recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos, promovendo-se ainda a implementação e análise dos mesmos, tendo em vista o seu aperfeiçoamento ou reformulação.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500.

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; - Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula; - Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica. - Construir instrumentos de avaliação que sejam coerentes com as capacidades de aprendizagem que se pretendem avaliar: CP (conhecimento de factos e procedimentos), CM (comunicação matemática) e RMRP (raciocícnio matemático e resolução de problemas); - Construir grelhas de recolha de dados; - Elaborar um relatório final, onde se apresentem conclusões consistentes, claras e objetivas que vise a apresentação de critérios específicos de avaliação definitivos, assim como propostas de operacionalização dos mesmos.

Conteúdos

Sessões presenciais (30 horas) - Enquadramento curricular e discussão de documentação sobre avaliação: 3 horas - Natureza da avaliação (o que é e para que serve): 3 horas - Avaliação formativa e sumativa (discussão e clarificação): 3 horas - Papel e relevância do feedback no processo ensino-avaliação-aprendizagem: 3 horas - Critérios específicos de avaliação e descritores de desempenho: 3 horas - Processos de recolha de informação (apresentação de tarefas e instrumentos de recolha para avaliação das capacidades matemáticas por equipa de ano): 6 horas (3 momentos distintos durante o ano letivo) - Apresentação, discussão e reformulação dos projetos desenvolvidos em equipas de ano: 6 horas - Apresentação dos critérios específicos de avaliação finais: 3 horas. Trabalho autónomo (20 horas) - Apropriação das fundamentações teóricas disponibilizadas e reflexão (5 horas) - Processos de recolha de informação (construção, aplicação e preparação da apresentação dos instrumentos de recolha de avaliação por equipa de ano): 9 horas (3 momentos distintos durante o ano letivo) - Reflexão e preparação dos critérios específicos finais (6 horas)

Avaliação

1. Avaliação dos processos de recolha de informação (construção e apresentação dos instrumentos de recolha de avaliação por equipa de ano): a) construir e aplicar instrumentos de avaliação construído com base nas capacidades matemáticas, b) construir a grelha de recolha de informação em conformidade; c) refletir sobre o que foi avaliado e como foi avaliado (discussão em equipa de ano de possíveis alterações aos critérios e instrumentos) e elaborar um estudo comparativo entre os critérios de avaliação anteriores e as novas propostas.

Bibliografia

Fernandes, D., & Gonçalves, C. (2018). Para compreender o desempenho dos alunos portugueses no PISA (2000-2015). In M. I. Ramalho Ortigão (Org.), Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA (pp. 39-68). Curitiba, Brasil: CRV.Fernandes, D. (2018). Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública. Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1), 19-36. doi: 10.24220/2318-0870v23n1a3932Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2012). Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.o ciclo. Quadrante, 21(2), 81-110.Oliveira, P. (2002). A investigação do professor, do matemático e do aluno: Uma discussão epistemológica (Tese de mestrado, Universidade de Lisboa).Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?; Educação & Matemática, 156, 7-11.

Formador

Luísa Isabel Gonçalves Rosa Cabrita Cavaco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-01-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 11-01-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 18-01-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 01-02-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 08-02-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
6 15-02-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
7 01-03-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
8 19-04-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
9 26-04-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
10 03-05-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 04-01-2023
Fim: 03-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-115448/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 60 h
Local: Escola Secundária Dra. Laura Ayres