Projeto AA x EE em sala de aula turma LS102

Apresentação

O projeto AAxEE, promovido pela edilidade de Loulé, envolveu professores e artistas numa \x93Residência\x94 cujo trabalho constou da criação de novas estratégias e ferramentas pedagógicas aplicadas à prática docente a serem divulgadas através das aulas públicas, visando contribuir para que os alunos aprendam de forma significativa e eficaz.\r\nFace à necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido na \x93Residência\x94, esta formação tem como objetivo central a implementação dessas estratégias/ferramentas de aprendizagem em sala aula. Assim, apoiada numa metodologia de trabalho de projeto em sala de aula, na perspetiva da produção, concretização e testagem de dispositivos pedagógico-didáticos inovadores e da análise e avaliação dos processos e produtos, espera-se criar uma perspetiva formativa e formadora no percurso profissional e pessoal de cada um dos formandos.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Integrar, de forma mais criativa, na prática letiva dos formandos, estratégias de comunicação e de construção do conhecimento eficazes na captação da atenção, motivação e envolvimento dos alunos, bem como no sucesso da sua aprendizagem;\r\n2. Desenvolver um conjunto de metodologias criativas e materiais pedagógico-didáticos inovadores, sobre conteúdos chave de várias disciplinas do currículo escolar, através de um trabalho colaborativo entre professores e artistas.\r\n3. Implementar a análise e reflexão sistemática sobre as metodologias e recursos implementados, de forma a fazer os reajustamentos necessários.\r\n4.Promover a contaminação destas práticas à restante comunidade educativa através de aulas públicas.

Conteúdos

A Oficina de Formação é constituída pelo trabalho de conceção, preparação, produção, realização e apresentação de um conjunto de aulas públicas, subordinadas às temáticas curriculares que são devidamente socializadas e apresentadas publicamente pelos formandos às comunidades educativas das respetivas escolas.\r\nComo o enfoque reside na abordagem dos conteúdos disciplinares utilizando novos meios no contexto da sala de aula nas sessões presenciais far-se-á a reflexão sobre as atividades e materiais desenvolvidos e a sua resposta às necessidades que motivaram a oficina de formação. O desenvolvimento de cada projeto de trabalho envolve formandos e os seus alunos integrando-se no projeto curricular de turma, tendo a participação dos docentes da mesma.\r\nHaverá partilha de saberes, práticas e reflexões no seio das diferentes escolas envolvidas, e a apresentação de um conjunto de aulas públicas, subordinadas às temáticas curriculares, serão devidamente socializadas e apresentadas publicamente pelos formandos às comunidades educativas das respetivas escolas\r\nNo desenvolvimento das sessões que conformam esta oficina de formação serão abordados os seguintes conteúdos:\r\nSessões Presenciais (25 h)\r\n1. Enquadramento temático (6 h)\r\na) Teorizando espaços entre Arte e Educação;\r\nb) Posicionamentos e pressupostos teóricos;\r\nc) Arte e Pedagógica, práticas artísticas e práticas pedagógicas.\r\n2. Experiência e Aprendizagem (6 h)\r\na) Experiências de exploração de outras possibilidades pedagógicas;\r\nb) Relações entre práticas artísticas e práticas pedagógicas;\r\nc) Práticas de auto e heterotransformação em contexto escolar.\r\n3. As micropedagogias (9 h)\r\na) Identificação e seleção dos conteúdos curriculares, a serem trabalhados, em contexto oficinal na sala de aula;\r\nb) Conceção, programação, produção, realização de aulas.\r\n4. Avaliação Presencial (4 h)

Metodologias

A avaliação dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, onº 2 do Artigo 46º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro e a Carta CircularCCPFC – 3 – 2007 – Setembro. A avaliação dos formandos será baseada no(a): - Empenho; - Participação nas sessões; - Trabalho individual realizado em sala de aula - reflexão crítica sobre os processos e os produtosdesenvolvidos. Serão utilizados os parâmetros de avaliação estabelecidos (tabela de 1 a 10 valores) e respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio.

Avaliação

A avaliação dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, o nº 2 do Artigo 46º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro e a Carta Circular CCPFC – 3 – 2007 – Setembro. A avaliação dos formandos será baseada no(a): - Empenho; - Participação nas sessões; - Trabalho individual realizado em sala de aula; - Reflexão crítica sobre os processos e os produtos desenvolvidos. Serão utilizados os parâmetros de avaliação estabelecidos (tabela de 1 a 10 valores) e respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio.

Bibliografia

Ferreira, Paulo da Trindade (1994). Reinventar a Criatividade: dirigentes em tempo de mudança.1ª Edição. Lisboa. Editorial PresençaFormosinho, J. Alves, J.M.& Verdasca, J. (2016). Nova Organização Pedagógica da Escola: Caminhos de possibilidades. Vila Nova de Gaia. Fundação Manuel LeãoHargreaves, Andy. (1998) Os Professores em Tempos de Mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. 1ª Edição. McGraw-Hill de Portugal.Winner, E, Goldstein, T.& Vincent-Lancrin, S. (2013). Art for art’s sake? The impact of arts education. OECD PublishingWoods, Peter (1999). Investigar a Arte de Ensinar.1ª Edição. Porto. Porto Editora.

Formador

Maria Judith Athias da Silva Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-10-2022 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
2 27-10-2022 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 10-11-2022 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
4 23-11-2022 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 14-12-2022 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
6 12-01-2023 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 09-02-2023 (Quinta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
8 15-03-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
9 01-04-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 12-10-2022
Fim: 01-04-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116666/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Loulé